Tarcísio comenta intimação da Enel e volta a defender intervenção: 'É um primeiro passo'
A Agência Nacional de Energia Elétrica iniciou processo que pode levar a fim da concessão em São Paulo
Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) intimar à Enel no processo sobre o apagão em São Paulo, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), considerou a medida como um "primeiro passo" para uma possível rescisão de contrato.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"A intimação é um passo regulatório. Você não pode tomar nenhuma outra medida, seja a decretação de caducidade, seja a própria intervenção, sem uma intimação pra que a empresa também possa apresentar suas razões, possa se defender", disse Tarcísio durante evento de campanha de Ricardo Nunes (MDB), na zona norte da capital paulista.
A intimação foi feita nesta segunda-feira, 21. Segundo o processo, a Aneel identificou “reincidência quanto ao atendimento insatisfatório aos consumidores em situações de emergência” no caso do apagão provocado pela tempestade de 11 de outubro, que deixou mais de 3 milhões de unidades consumidoras sem energia. Muitos consumidores ficaram sem energia elétrica por até seis dias.
Segundo o governador, o contrato atual com a distribuidora não apresenta incentivo para fazer investimentos.
"Ela não vai contratar as pessoas, os times de poda, não vai comprar geradores, ela não vai fazer o que tem que fazer porque isso hoje não gera receita, isso não é agregado na tarifa em termos regulatórios, isso não gera receita. Só existe uma maneira de forçar a empresa a fazer, é intervir. Porque ela é geradora de caixa", explicou.
Tarcísio também voltou a sugerir uma intervenção. "Se houver intervenção, você pode usar recurso pra fazer o investimento na melhoria da qualidade do serviço. Não há outro caminho. E a gente colocou de forma muito clara essa questão para o Ministério de Minas e Energia, para a agência reguladora e para o próprio Tribunal de Contas da União. Então, a partir de agora, se não acontecer nada, tem um elenco de pessoas falhando", concluiu.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários