Tiro de raspão na orelha direita pode deixar Trump surdo?
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato ao mesmo cargo, foi alvo de um atentado durante um comício na Pensilvânia, no último sábado (13). O candidato às eleições americanas foi retirado do palanque ensanguentado, com um ferimento na orelha direita.
Em agradecimento ao serviço secreto dos EUA, o empresário de 78 anos contou que ouviu zumbidos e sentiu a bala rasgando sua pele.
“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo."
Donald Trump
Mas o que será que um incidente deste tipo pode causar de mal à saúde, além do ferimento e do enorme susto?
Danos às estruturas do ouvido de Trump podem ser permanentes
Em entrevista ao Terra Você, a audiologista e especialista em saúde auditiva da AudioFisa Aparelhos Auditivos, Ariane Gonçalves, conta que um tiro disparado próximo à orelha pode causar surdez.
“A intensidade do som produzido por um tiro é extremamente alta e pode facilmente exceder os 140 decibéis, nível que pode danificar permanentemente às estruturas do ouvido interno”, afirma a especialista.
Os danos auditivos comuns após um tiro próximo à orelha podem incluir:
Perda auditiva temporária ou permanente: Devido à intensidade do som, pode ocorrer uma perda auditiva súbita.
Zumbido (tinnitus): Um som constante de zumbido ou chiado nos ouvidos.
Hiperacusia: Sensibilidade extrema a sons normais.
Dor no ouvido: Desconforto ou dor devido ao impacto sonoro.
Perfuração do tímpano: A explosão pode causar uma ruptura na membrana timpânica.
Tratamento
A profissional afirma que é possível tratar os danos auditivos causados por exposição a tiros, embora a eficácia do tratamento dependa da gravidade do dano. As opções incluem:
Medicação: Corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e o inchaço no ouvido interno.
Cirurgia: Em casos de perfuração do tímpano ou outros danos estruturais, a cirurgia pode ser necessária.
Aparelhos auditivos: Para perda auditiva permanente, aparelhos auditivos podem melhorar a audição.
Reabilitação auditiva: Terapias e treinamentos para ajudar a maximizar a capacidade auditiva restante.
Terapia para zumbido: Inclui técnicas para ajudar a gerenciar e reduzir a percepção do zumbido.
“A consulta com um especialista em audição é crucial para determinar o melhor plano de tratamento individualizado”, recomenda a especialista.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários