No Dia Mundial do Cérebro, especialista reforça a importância da conscientização sobre saúde mental
Presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), Renata Figueiredo destaca que é fundamental a quebra do estigma dessas doenças, além do diagnóstico precoce e do acompanhamento integral
O cérebro, desde a infância, passa por inúmeras mudanças estruturais e funcionais antes de atingir a maturidade completa. Esse processo é natural e progressivo, englobando o aumento de peso cerebral e o desenvolvimento de funções primárias como sensoriais, motoras e de associação, bem como funções corticais que incluem raciocínio, planejamento e autocontrole. Ele é tão delicado e importante que ganhou seu próprio dia, lembrado nesta segunda-feira, 22 de julho.
Psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, a APBr, Renata Figueiredo aponta que o Dia Mundial do Cérebro vem para refletir sobre a importância da saúde cerebral e psiquiátrica. Ela observa uma mudança positiva na percepção pública e um aumento significativo na busca por ajuda preventiva, o que é benéfico tanto para o indivíduo quanto para a sociedade como um todo.
“A conscientização sobre saúde mental está crescendo, mas ainda enfrentamos um grande estigma associado a doenças psiquiátricas como depressão, ansiedade, esquizofrenia e dependência química”, afirma. Transtornos que afetam cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS. Segundo o relatório da entidade, 14% desse total são adolescentes, o que exige ainda mais atenção e cuidado.
Figueiredo complementa que promover a prevenção é essencial. “Um estilo de vida equilibrado, que inclui alimentação saudável, atividade física regular, manejo eficaz do estresse e um sono adequado, pode reduzir significativamente o risco de problemas de saúde mental”, pontua. Além disso, a construção de um ambiente social e emocionalmente saudável fortalece a rede de apoio social e é vital para o bem-estar geral.
A médica psiquiatra reforça que o diagnóstico precoce e o tratamento são cruciais. Afinal, a intervenção nas fases iniciais de uma doença psiquiátrica pode aumentar substancialmente as chances de recuperação total. “Os avanços nas neurociências têm enriquecido a psiquiatria com tratamentos mais eficazes e personalizados, respeitando a singularidade de cada paciente e possibilitando essa recuperação”, relata.
Acompanhamento integral
Para Renata, a integração de cuidados salienta a importância de uma abordagem holística para a saúde mental, considerando tanto os fatores biológicos quanto psicossociais, favorecendo uma recuperação duradoura e a manutenção da saúde mental.
“Celebrar o Dia Mundial do Cérebro é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a saúde mental e encorajar todos a procurar ajuda quando necessário e a investir em prevenção”, defende a psiquiatra. “Continuar a educar o público sobre a natureza tratável das doenças psiquiátricas e promover a busca por ajuda como um sinal de força são passos fundamentais para uma sociedade mais empática e solidária.”
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários