Fica incrível! Receita de bala baiana na travessa que conquista todo mundo
Ingredientes da receita de bala baiana na travessa
1 caixinha de creme de leite (200g)
½ xícara (chá) de açúcar (90g)
1 vidrinho de leite de coco (200ml)
200 g de coco ralado em flocos
1 lata de leite condensado (395g)
½ colher (sopa) de vinagre branco (7ml)
¼ de xícara (chá) de água em temperatura ambiente (120ml)
Modo de preparo
Adicione em uma panela, ainda fora do fogo: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 1 vidrinho de leite de coco e 200 g de coco ralado em flocos.
Em seguida, mexa bem para misturar todos esses ingredientes e coloque em fogo baixo, misturando continuamente, até ficar consistente.
Quando começar a ferver, continue mexendo durante mais 5 minutos, até obter o ponto de cocada mole.
Em seguida tire do fogo, esparrame em uma travessa refratária, com capacidade de 1 litro, alise para nivelar e deixe reservado.
Para a calda, numa outra panela, acrescente ½ xícara (chá) de açúcar, ¼ de xícara (chá) de água em temperatura ambiente e ½ colher (sopa) de vinagre branco, misture suavemente com uma colher de pau, leve ao fogo baixinho e não misture mais para não açucarar.
Mantenha em fogo mínimo até a completa dissolução do açúcar, ficando na cor de guaraná. Levante uma colher com a calda, se cair em fio, está no ponto correto.
Tire a calda do fogo, espere alguns segundos para as bolhinhas de ar baixarem e espalhe logo em seguida sobre o creme. Não demore para fazer isso, caso contrário a calda vai endurecer na panela.
Deixe a calda secar bem em temperatura ambiente ou leve à geladeira por 2 horas.
Sirva e delicie-se com sua deliciosa bala baiana na travessa!
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários