Plano emergencial contra podridão-da-uva-madura será feito em Jundiaí com parcerias
Publicada em 01/07/2024 às 17:54
Nesta semana, técnicos da Embrapa estarão em Jundiaí e nas cidades da região para determinar novo protocolo contra a podridão-da-uva madura. Além de apresentação sobre a doença para representantes dos produtores, realizado na manhã desta segunda-feira (01), os técnicos visitaram propriedades que terão acompanhamento técnico para estabelecer novo protocolo contra a doença.
Na propriedade de Ademir Minjone, 59 anos, no Caxambu, a podridão-da-uva quebrou as duas últimas safras de uva niagara rosada. “São 8,5 hectares de plantio de uvas. A última safra foram colhidas 35 toneladas de uvas. Agora, nesta última safra não conseguimos nem mil caixas. Fiz de tudo o que já estava disponível, mas até agora, não tivemos sucesso”, explica o produtor, que não quer deixar o cultivo da fruta que sempre esteve na família.
Produtor Ademir Minjone e técnicos conversam sobre as perdas da safra de uva com pela doença
A propriedade de Minjone foi uma que recebeu a visita dos técnicos, que indicaram manejos e protocolos para ser aplicados nesta safra. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, além da propriedade que será escolhida para o acompanhamento, ainda será disponibilizado um protocolo de cuidado emergencial, para a contenção da doença, para uso entre todas as propriedades.
Os pesquisadores Lucas Garrido da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves e Rosemeire de Lellis Naves, pesquisadora Embrapa Uva e Vinho de Jales visitaram propriedades em Jundiaí.
“Essa é uma parceria formada pela Embrapa, prefeitura, IAC e a ETEC Benedito Storani para auxiliar os produtores a superar o desafio do fungo Glomerella cingulata. Cada instituição embarca com a sua tecnologia e pessoal disponível”, explica Alvarez, que destacou um engenheiro agrônomo para assessorar no trabalho.
Segundo o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, René Tomazetto, a atividade é uma luz para os produtores. “Agora os produtores podem se sentir esperançosos, pois viram que em outras regiões a situação foi controla”, comentou.
Glomerella cingulata, a podridão-da-uva-madura provoca manchas circulares marrom-avermelhadas sobre o fruto
Frente de trabalho
Para controlar o avanço sobre os vinhedos paulistas da podridão-da-uva-madura, além de pesquisadores, agricultores, agrônomos, assistentes rurais, técnicos de extensão rural e colaboradores da Embrapa, Governo do Estado, secretarias municipais e organizações representativas dos produtores, fazem parte do grupo.
“Foi traçado um plano emergencial para o controle da doença. A proposta é disponibilizar um conjunto de medidas testadas e validadas para o controle racional da podridão-da-uva-madura que afeta as videiras paulistas, com coletas de materiais para análise, que serão encaminhadas para laboratório, onde será avaliada a resistência do patógeno aos principais grupos de princípios ativos de fungicidas disponíveis e registrados para a videira.
A doença
Causada pelo fungo Glomerella cingulata, a podridão-da-uva-madura provoca manchas circulares marrom-avermelhadas sobre o fruto, que posteriormente, atingem todo o cacho, deixando o grão de uva escuro e murcho. Temperaturas entre 25°C e 30°C e alta umidade proveniente de chuva, orvalho, irrigação ou cerração são condições ideais para a ocorrência e desenvolvimento da doença.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários