Em agosto, novo reservatório da DAE no Jardim do Lago entra em operação
Publicada em 02/07/2024 às 10:43
As regiões do Jardim do Lago, Vila Didi, Jardim Estádio, Cidade Jardim e Vila Esperança terão o abastecimento de água reforçado a partir de agosto, quando a DAE Jundiaí conclui as obras do novo reservatório de água tratada na região.
Com capacidade para armazenar três milhões de litros de água tratada, reservatório teve investimento de R$ 5,49 milhões
O equipamento se somará aos 59 reservatórios em operação na cidade e vai ampliar a capacidade de armazenamento em mais três milhões de litros de água tratada. O investimento é de R$ 5,49 milhões, com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
“Estamos ampliando a reserva de água tratada nas regiões mais distantes do Centro. Entregamos recentemente o reservatório do Ivoturucaia e, em breve, teremos mais um no Jardim do Lago, chegando ao total de 85 milhões de litros de água tratada reservada. Esta segurança é uma marca do trabalho da DAE”, aponta o diretor presidente da empresa, Walter da Costa e Silva Filho.
Ivo Cardoso é comerciante e sua loja fica em frente ao reservatório: mais água e mais segurança
“Aqui tem água limpa e tratada”, diz Gislaine Mariano
A população agradece. O comerciante Ivo Cardoso conta que, pelo fato de o Jardim do Lago ficar em uma região alta, às vezes há momentos em que a água demora para retornar. “Temos água todo dia, mas há momentos em que demora mais. Este reservatório é uma benção. Além da garantia de água, trará mais segurança para toda a região”, avalia. Moradora no bairro desde que nasceu, Gislaine Mariano elogia a qualidade da água da DAE. “Aqui tem água limpa e bem tratada. Com o reservatório, teremos mais garantia”, afirma.
Modernização
A DAE já trabalha para a implantação de uma sexta bomba na Casa de Bombas da Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim, o Recalque, unidade responsável por encaminhar a água para tratamento até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A). “Hoje temos um conjunto de cinco bombas, das quais sempre temos três ligadas e duas de reserva, em caso de alguma paralisação ou manutenção. Nossa ideia é termos a sexta bomba para atender, no futuro, novas demandas de tratamento na ETA Anhangabaú”, afirma o gerente de Operações e Eletromecânica da DAE, Leandro Ferro. Com investimento total de R$ 2,3 milhões, a obra já conta com parte das peças contratadas e em fase de fabricação.
Ao mesmo tempo, a empresa realiza o remanejamento de redes de água. Vila Argos, Ponte São João, Vila Arens, Vila Nambi, Jardim Estádio e Vianelo receberão as obras, cujo investimento total é de R$ 3,7 milhões, com recursos do governo federal, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
Também estão em andamento as obras de implantação de uma nova adutora sentido Vetor Oeste, que vai reforçar o abastecimento em toda a cidade, já em fase final. “Faltam apenas dois trechos: uma interligação na rua Barão de Teffé e um cavalete no Córrego das Valquírias”, detalha o gerente de Obras de Água da DAE, Osmar Aparecido Raphael. A nova adutora terá 1.000 mm de diâmetro e vai substituir a atual, de 700 mm de diâmetro. O investimento é de R$ 19,3 milhões, com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
No prolongamento da Ozanan, DAE realiza o remanejamento de dois emissários e de uma adutora
A empresa trabalha ainda no remanejamento de dois emissários e de uma adutora nas obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan, em função das obras de mobilidade realizadas pela Prefeitura de Jundiaí no local. O prazo total da obra da DAE é de quatro meses e o investimento é de R$ 2,14 milhões.
Esgoto
A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Centenário terá sua capacidade de bombeamento ampliada de 14 litros por segundo para 24 litros por segundo, visando atender a demanda da região. “As Estações Elevatórias de Esgoto estão sendo reformadas e adequadas às normas vigentes. Realizaremos a maior adequação na EEE Centenário I, que terá o sistema de remoção preliminar e de bombeamento totalmente substituído por uma nova estrutura. O objetivo é modernizar o sistema de bombeamento e operação”, conta a gerente de Tratamento de Esgoto da DAE, Alba Romana. O investimento será de R$ 3 milhões.
Este mês, também terão início as obras de implantação de interceptor e redes coletoras de esgoto no Portão do Castanho. Os recursos são do Programa Saneamento para Todos (IN22), no valor de R$ 1 milhão.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Fotos: DAE Jundiaí
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários