Crianças e jovens participam de caminhada pelas trilhas da Serra do Japi
Publicada em 29/06/2024 às 15:21
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu, neste sábado (29), em conjunto com a Fundação da Serra do Japi, passeio com os integrantes do Comitê das Crianças e do Comitê dos Jovens, pelas trilhas da Serra do Japi. O objetivo foi conscientizar a garotada sobre os cuidados e deveres com a Serra do Japi, patrimônio histórico da cidade.
“É fundamental eles entenderem essa complexidade em tomar atitudes para que saibam como divulgar o que acontece e como é aqui. Hoje, 87% das pessoas moram em áreas urbanas e aqui nós temos a oportunidade de ouvir os pássaros, vivenciar a natureza de uma forma mais ampla e, sobretudo, ter consciência em como cuidar e, evitar situações que ofereçam riscos à fauna e à flora”, explica a Superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes.
Integrantes do Comitê das Crianças e Comitê dos Jovens andaram pelas trilhas da Serra do Japi
As crianças percorreram um trajeto de aproximadamente 3 quilômetros, entre ida e volta, onde puderam admirar as plantas, fazer anotações, tirar fotos, além de conhecer uma cachoeira, tudo com a supervisão de monitores e Promotores de Participação.
Durante a expedição eles analisavam o que era encontrado…
…e ouviam sobre os cuidados em adentrar na mata
“Essa visita é muito importante para aprender muitas coisas sobre as plantas, as árvores e também sobre os animais que, muitos podem entrar em extinção se a gente não tomar conta deles”, relata Benício Corrêa de Lima, de 11 anos, integrante do Comitê das Crianças.
O Benício Corrêa de Lima, fez questão de anotar tudo…
…que ele encontrava de diferente pelo caminho
O Gabriel Pires de Lima, de 15 anos, fez parte do primeiro Comitê das Crianças, em 2018, hoje ele faz parte do Comitê dos Jovens, e aproveitou o passeio para saber como contribuir mais na preservação da Serra”. É a primeira vez que eu visito a Serra do Japi, e é bem importante saber das dificuldades que as pessoas daqui têm em preservar. Por outro lado, ficamos contentes em saber que Jundiaí, é uma cidade que se preocupa em preservar a natureza”, analisa Gabriel Pires de Lima.
Gabriel Pires de Lima fez parte do primeiro Comitê das Crianças, hoje ele faz parte do Comitê dos Jovens
“O Comitê das Crianças é o resultado de um decreto municipal publicado em 2018, após a adesão de Jundiaí a Rede de Cidade das Crianças, com a presença do pedagogo e idealizador do conceito o italiano Francesco Tonucci,. Aqui em Jundiaí, queremos ofertar às nossas crianças mais essa experiência dentre tantas outras que elas já conheceram, pois dessa vivência na natureza sairão grandes solicitações e ideias para a preservação da Serra do Japi, e consequentemente para a melhora do município”, ressalta Marcelo Peroni, Gestor da Unidade de Cultura.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários