Desafio e limitações: saiba como é a vida de quem convive com a Dermatite Atópica Grave
Especialista fala sobre os cuidados com a pele, dificuldades para dormir e constrangimento ao praticar atividades físicas, além do impacto psicológico de uma condição visível e ainda mal compreendida
São Paulo, julho de 2024 – A dermatite atópica (DA) pode causar problemas como ansiedade, irritação, baixa autoestima, entre outros, devido aos sintomas e lesões visíveis na pele. Isso ocorre porque é uma doença de pele inflamatória crônica, que tem como principais características a pele seca e coceira intensa, sintomas que, ao se agravarem, podem se tornar lesões inflamatórias e até evoluir para feridas e infecções[i].
Quando a doença se apresenta em sua forma grave, as complicações e as limitações diárias podem ser significativas, impactando profundamente a qualidade de vida do paciente, com uma coceira constante e incontrolável [ii]. Em um estudo realizado com adultos que convivem com a dermatite atópica, há relatos do quanto a vida social desses pacientes é impactada, especialmente devido a preocupações em estar em público durante uma crise. Muitos contam ter sofrido preconceito por conta da doença, além de apresentarem dificuldade em ter relacionamentos e redução no desejo sexual[iii] .
Para entender mais sobre os desafios impostos pela DA, o Dr. Wagner Galvão, Dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Membro da Diretoria Científica da SBD-RESP, fala sobre algumas das principais limitações enfrentadas por adultos com Dermatite Atópica Grave.
Dr. Wagner Galvão
Médico dermatologista especializado em doenças dermatológicas graves e autoimunes, formado pela USP.
“A Dermatite atópica tem um impacto muito grave nos pacientes. Ela têm como marca a coceira intensa com episódios de crise e nos casos graves sem períodos de calmaria. Quando inflamada, a pele fica sensísel a ponto de o banho e o uso de cremes e pomadas pode ser insuportável Considerando que esse é uma das formas de tratamento, a gente entende o uso frequente de tratamentos não indicados que podem gerar catarata, diabetes e obesidade. Visto o desespero e a falta de acesso a opções melhores eles ainda são muito usados gerando consequencias indesejadas.
Alem disso, frequentemente o surgimento da dermatite atópica grave se dá na infância ou adolescência, gerando impacto enorme na família e no desenvolvimento de quem tem esse problema. Se abordada adequadamente podemos evitar essas sequelas e hoje temos tratamentos muito bons e seguros para isso, mesmo a partir de 6 meses de idade.
A rotina de cuidados com a pele para quem tem DA é exaustiva e demanda tempo. A coceira intensa interrompe o sono, afetando o desempenho no trabalho, a concentração e a capacidade de realizar tarefas diárias.
Para aqueles que têm a forma grave da doença, o desafio é ainda maior, já que mesmo com todos esses cuidados geralmente continuam sintomáticos. Para esses casos, o uso de terapias mais avançadas, é fundamental para controlar os sintomas de forma efetiva.”
A vida com Dermatite Atópica Grave é um desafio constante, mas com o tratamento adequado e intensa hidratação da pele, é possível ter qualidade de vida. O tratamento deve ser definido pelo médico, que pode recomendar o uso de medicamentos específicos como corticoides, imunossupressores ou medicamentos biológicos, dependendo da severidade dos sintomas, além de hidratantes i.
Sobre a Dermatite Atópica
A dermatite atópica é uma doença de pele inflamatória crônica, cujas características principais são pele seca e coceira intensa, que se tornam lesões inflamatórias (eczemas) que frequentemente evoluem para feridas e infecções i. Em alguns pacientes, a coceira é constante e incontrolável, sendo um dos fatores responsáveis pela diminuição da qualidade de vida de pacientes e de seus familiares ii.
A doença pode estar associada a um atraso no crescimento e no ganho de peso em crianças, o que pode ser ocasionado por vários fatores, como a inflamação crônica, o comprometimento da qualidade do sono, a restrição alimentar decorrente da investigação de alergias associadas, a coceira incessante e o estresse psicológico iii.
Sobre a Sanofi
Somos uma inovadora empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas [we chase the miracles of science to improve people’s lives]. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários