Primeiras intervenções são iniciadas na Praça D. Pedro II
Publicada em 21/07/2023 às 17:29
Em andamento ao Plano de Revitalização do Centro, a Prefeitura de Jundiaí iniciou, nesta semana, as primeiras intervenções na Praça Dom Pedro II (Praça das Rosas), que está localizada em frente ao Hospital São Vicente. Os investimentos para a requalificação da praça são de aproximadamente R$ 5 milhões.
A obra está em estágio inicial de sondagem e análise de solo. Para garantir a segurança da população, foram instalados tapumes para a montagem do canteiro de obras. A previsão é que a praça seja finalizada e entregue à população no primeiro semestre de 2024.
Tapumes foram colocados para garantir a segurança da população
“Os centros comerciais das cidades de médio e grande porte estão passando por um processo de transformação e essa situação exige ações de adaptação por parte da Administração Pública. Por isso, estamos programando várias ações, entre elas ações de requalificação dos espaços públicos, como ruas e praças. A ideia é que esse projeto seja implantado paulatinamente nos próximos anos e seja uma construção conjunta com a população”, reforça o gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
“O projeto urbano-arquitetônico é a contribuição do Departamento de Projetos Urbanos para a Requalificação do Centro, como parte de um trabalho intersetorial que visa a potencialização e melhoria da ambiência do espaço público, atraindo pessoas para convivência, lazer e utilização dos serviços e comércio local. O início da obra da Praça D. Pedro II é o marco inicial do projeto urbano que se estende até o Teatro Polytheama”, ressalta a Diretora de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Paula Siqueira.
Intervenções foram iniciadas nesta semana e previsão de finalização é no primeiro semestre de 2024
Além da Praça Dom Pedro II, o projeto no Centro compreende ainda a requalificação do calçadão e a reforma das praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto, na Matriz, Tibúrcio Estevam Siqueira, no Largo São Bento, e Rui Barbosa, próxima ao Gabinete de Leitura. Ao todo serão 25 ações em diversos aspectos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais, com investimentos previstos em R$ 50 milhões.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários