Ponte São João recebe plantio pelo ‘Pé de Árvore’
Publicada em 07/07/2023 às 08:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa Pé de Árvore, fez o plantio de 54 novas árvores na Rua José Belesso, na Ponte São João, nesta quinta-feira (06). As mudas de ipês rosas e brancos foram colocadas depois que moradores do bairro fizeram a solicitação. O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas e executam o plantio. E também a DAE, para abertura dos canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.
“O pedido para este plantio destacava a falta de árvores na rua, que é longa e recebe intenso fluxo de veículos e pedestres. Analisamos toda a extensão e desenvolvemos o projeto, que além de deixar a calçada mais bonita, trará sombra, melhor qualidade do ar e a redução dos ruídos causados pelos carros”, disse o assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa.
Sérgio Rezzaghi Júnior e a esposa, Denise Rezzaghi, fizeram a solicitação de plantio
O Sérgio e a Denise Rezzaghi, moradores do bairro, fizeram o pedido. “Estávamos precisando muito. Além de gerar mais sombra e qualidade de vida, é mais uma morada para os passarinhos da rua”, disse o morador.
Quem fez o plantio também não esconde a satisfação. “É gostoso contribuir com a natureza e com uma cidade com mais árvores, né”, disse o Josebel Aparecido Souza Vaz, servidor há 12 anos na DAE e que fez o plantio na Rua José Belesso.
Josebel Aparecido Souza Vaz, servidor da DAE, participou do plantio
“São muitos benefícios que o Programa traz, tanto ambientais e paisagísticos, criando espaços mais saudáveis e cenários mais convidativos para a permanência; como também sociais, com o estímulo para que crianças e adultos andem mais a pé na cidade e convivam no espaço público”, explicou a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini.
Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que solicitam e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
54 novas árvores de ipês foram plantadas na Rua José Belesso, na Ponte São João
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários