Complexo Viário da Região Sul é liberado para tráfego sentido Centro
Publicada em 07/07/2023 às 17:26
Parte das obras do Complexo Viário da Região Sul, de ligação entre Estrada Velha, Avenida Samuel Martins e 14 de Dezembro, foi liberada na manhã desta sexta-feira (07). O fluxo de veículos facilitará a movimentação do trânsito entre a região Sul e o Centro, bem como o acesso à rodovia Anhanguera. Esta é a primeira etapa da obra, que tem investimento de R$ 30 milhões, sendo R$ 23 milhões de repasse do Governo do Estado e R$ 7 milhões de contrapartida do município. O dispositivo é a principal obra de mobilidade em andamento na cidade.
O complexo – que contempla um viaduto, alças e retornos para a interligação da avenida 14 de Dezembro com a avenida Samuel Martins e Estrada Velha (Rodovia Presidente Tancredo Neves)- está com cerca de 50% da execução concluída. “Esta é a principal obra de mobilidade em andamento em Jundiaí e, quando concluída, desafogará o trânsito na região e impactará positivamente em todo o viário. A parceria com o Governo do Estado para essa e para a ampliação da Frederico Ozanan, que será iniciada em breve, resulta em duas obras estruturantes que orientam o desenvolvimento da cidade”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
Liberação de trecho de ligação com a Rodovia Tancredo Neves melhora a segurança viária do local
Adanny Gatto Balbello, 19 anos, circula pelo trecho ao menos cinco vezes por semana e está satisfeita com a novidade. “Eu saio daqui e sigo para a região do Santa Gertrudes. Com a liberação dessa alça o trânsito ficou mais seguro e com melhor fluidez. É mais segurança para nós”, comenta a moradora da região do Jardim do Lago.
Para o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa, a entrega já garante benefícios para os motoristas. “Com as novas alças de acesso, tanto sentido Bairro-Centro, quanto Centro-Bairro, o tempo gasto pelos motoristas no trânsito local será menor. Ainda é essencial lembrar que o ponto garante maior segurança para os usuários”, explica, lembrando que a ação é prevista no Plano de Mobilidade Urbana.
Mais obras
Além da região Sul, a Oeste também ganhará, em breve, a construção de um novo complexo viário para a interligação do Centro com as regiões Norte e Oeste. “Serão investimentos na ordem de R$ 140 milhões para a ampliação da Avenida Frederico Ozanam e construção de quatro pontes, sendo uma estaiada e execução de um novo túnel sob a rodovia João Cereser. Esse complexo viário desafogará o trânsito e atenderá as necessidades da cidade para as próximas décadas”, adianta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoshi.
Alça é a primeira etapa de obra viária da região sul
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários