Calor off, fome on: por que comemos alimentos mais calóricos no inverno
Médica experiente em emagrecimento saudável e longevidade explica o fenômeno e dá dicas para manter a saúde em dia durante a estação mais fria do ano
O inverno bate à porta e, automaticamente, o apetite parece ganhar vida própria. Os alimentos calóricos se tornam verdadeiras tentações, em um mix de aconchego e prazer que pode levar a escolhas alimentares ruins durante a estação mais fria do ano. Na verdade, ela pode até ajudar quem quer fazer as pazes com a balança. O desejo repentino por comidas ricas em carboidrato nessa época vem de uma questão fisiológica: a manutenção da temperatura do corpo.
“Neste período do ano, nossa temperatura corporal cai. Por isso, o corpo pede alimentos com maior teor de carboidratos. No frio, gastamos mais calorias para manter a homeostase corporal”, explica a médica Mariana Arraes, experiente em emagrecimento saudável e longevidade. “Baixas temperaturas exigem mais energia do corpo para mantê-lo aquecido, por isso precisamos ingerir mais calorias, para o organismo dar conta.”
Entre os alimentos mais benéficos para consumir durante este período, ela indica legumes e proteínas, bem como a substituição de snacks industrializados por oleaginosas, amêndoas e castanhas. “Consuma sempre alimentos mais proteicos e menos calóricos. Opte por produtos naturais e alimentos de verdade, ou seja, nada de ultraprocessados”, adverte. “Evitar alimentos pesados é outra dica. As temperaturas frias também alteram os hábitos de hidratação, portanto, hidrate-se!”
Por mais tentador que seja ficar um pouco mais tarde na cama para aproveitar as manhãs frias, é importante dormir e levantar em horários pré-definidos, para manter uma rotina saudável de sono, para não desregular o ciclo circadiano. Outro ponto fundamental quando se fala de saúde no inverno é o reforço da imunidade com alimentos e suplementos ricos em vitamina C, zinco e arginina, já que a estação favorece a manifestação de doenças respiratórias.
Os cuidados com a alimentação, seja no inverno ou em qualquer época do ano, não precisam ser um castigo. Aliás, podem e devem ser prazerosos ao paladar. A já mencionada vitamina C está presente em frutas como kiwi, morango e abacaxi, além das famosas frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, toranja e lima). Reforçar o consumo de fontes de vitamina D, como peixes e ovos, é importante para manter o nutriente em épocas menos ensolaradas. Comer vegetais auxilia na digestão devido às fibras.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários