Baião de 2 completo e delicioso para servir no almoço de dia dos pais
Ingredientes da receita de baião de 2
2 dentes de alho triturados
1 colher (chá) de manteiga + um pouquinho (para refogar o bacon)
coentro ou salsinha picada (a gosto)
250g de feijão fradinho cozido
1 colher (sobremesa) de banha
2 xícaras (chá) ou 340g de arroz cru
1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes, picadinha
1 colher (café) de páprica ou colorau
1 colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) da água do cozimento da carne seca
300g de carne seca, cozida e dessalgada (reserve o caldo do cozimento)
pimenta-biquinho a gosto (para decorar)
180g de queijo coalho cortado em cubinhos + queijo coalho a gosto (para finalizar)
4 dentes de alho triturados
180g de bacon cortado em cubinhos
1 gomo de linguiça calabresa cortada em cubinhos
1 cebola picadinha
Obs.: a medida da xícara é de 220ml.
Modo de preparo
Comece preparando o arroz, aquecendo uma panela no fogo com 1 colher (sobremesa) de banha.
Junte: 2 dentes de alho triturados e doure levemente.
Entre com 2 xícaras (chá) de arroz cru e 1 colher (café) de páprica ou colorau, mexendo bem. Acrescente 4 xícaras (chá) da água do cozimento da carne seca e 1 colher (chá) de sal, cozinhando com a panela semi-tampada em fogo médio, até a água começar a secar, então abaixe o fogo, tampe a panela e termine de cozinhar em fogo mínimo. Desligue o fogo e reserve.
Pincele uma frigideira antiaderente com manteiga, acrescente 180g de queijo coalho cortado em cubinhos e deixe tostar (cuidado para não queimar). Reserve.
Aqueça uma panela espaçosa no fogo e acrescente um pouco de manteiga, derretendo e agregando 180g de bacon cortado em cubinhos, deixando fritar até dourar.
Junte 1 gomo de linguiça calabresa cortada em cubinhos e frite, colocando em seguida, 300g de carne seca, cozida e dessalgada, misturando e refogando tudo junto.
Afaste as carnes para as laterais da panela e, no centro, na gordura, adicione 1 cebola picadinha e 4 dentes de alho triturados, mais uma vez deixando refogar bem.
Ponha 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes, picadinha e 250g de feijão fradinho cozido e escorrido, misturando tudo.
Por fim, vá acrescentando o arroz cozido reservado, misturando-o na panela com os demais ingredientes.
Junte coentro ou salsinha picada (a gosto) e parte do queijo coalho tostado (reserve um pouco para decorar).
Desligue o fogo e decore com mais coentro ou salsinha picada, o restante do queijo coalho e pimenta-biquinho a gosto.
Sirva e delicie-se com seu irresistível baião de 2! Bom apetite!
Dica adicional: para cozinhar o feijão fradinho, lave-o e deixe de molho na geladeira, coberto com água, por 12 horas e, após esse tempo, cozinhe na panela de pressão, por apenas 5 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, retire a pressão com cuidado e abra a panela, escorrendo-o. Não cozinhe por mais tempo ou ele desmanchará e, se preferir, cozinhe numa panela comum ao invés da pressão, apenas até ficar macio.
Com festa, UBS Esplanada comemora oito anos do Grupo Mãos Arteiras Publicada em 25/06/2024 às 14:40 Com sorrisos largos no rosto e muita animação, as usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada comemoram, na última segunda-feira (24), oito anos de existência do Grupo Mãos Arteiras. O evento, no Centro Esportivo Nilo Avelino Macedo, contou com a presença do gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. Montado em 2016, o grupo é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ofertadas pelo equipamento de saúde. Todas as segundas-feiras, cerca de 40 mulheres se reúnem para fazer crochê, vagonite, tricô, macramê, ponto cruz e compartilhar tantas outras técnicas de artesanato. Enquanto produzem e aprendem, elas se socializam, o que tem refletido na saúde mental e física de cada participante. A festa foi marcada por muita alegria, encontros e reencontros “A saúde em Jundiaí avança a partir de investimentos nos equipamentos, na qualificação da equipe e por meio de ações que vã
Comentários