Nova lei das feiras livres é discutida com feirantes da cidade
Publicada em 04/08/2023 às 08:26
Nesta semana, a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, promoveu um encontro com feirantes da cidade, no auditório do CIESP, para discussão sobre a atualização da Lei da Feira Livre. Participaram do encontro 95 permissionários cadastrados no Departamento de Abastecimento.
“A legislação vigente é de 1979 e há a necessidade de uma atualização, trazendo a Lei para 2023, já que a Lei vigente não prevê, nas feiras e varejões, a existência de manufaturados e serviços, sendo necessário atualizar e contemplar esses segmentos, entre outros assuntos relevantes”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. O processo está se desenvolvendo com a escuta dos feirantes.
Na nova legislação, a Prefeitura prevê também a unificação das Feiras e Varejões em uma única legislação, como as Feiras Livres, Varejões Diurnos, Varejões Noturnos, Feira de Orgânicos, Feira do Produtor e Feira em Condomínios.
Consulta pública foi realizada com feirantes para a definição das novas regras
“Fizemos uma consulta pública com os feirantes para verificar os gargalos e as necessidades deles. A partir das respostas, estamos elaborando o projeto para envio à Câmara”, disse a diretora de Abastecimento da Prefeitura, Georgea Casoti.
Na nova lei também serão contempladas regras de chamamentos públicos para novas solicitações e a criação de novas feiras será preferencialmente em locais que possuam viabilidade de infraestrutura (com estacionamento para clientes e feirantes, banheiro, energia, segurança etc.), além de análise de público. A nova Lei prevê também a inclusão de 02 feirantes eleitos pelos próprios para representá-los nas reuniões de comissão de feira livre.
“Quando passaram o comunicado dando oportunidade para o feirante levantar possíveis questões que possam contribuir para a elaboração da nova lei, ficamos empolgados, pois são futuros direitos que teremos acesso”, disse a feirante Ingrid Tayara Dos Santos, que desde os 4 anos de idade frequenta a feira.
Nova lei das feiras livres é discutida com feirantes da cidade
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários