Crescente uso do TikTok por crianças e adolescentes para autodiagnóstico e automedicação preocupa especialistas
O TikTok, uma das redes sociais mais populares entre os jovens, tem se tornado uma fonte de informações sobre saúde, com muitos adolescentes e crianças buscando respostas para seus problemas de saúde na plataforma. Um estudo da Universidade do Estado de Washington (WSU) revelou que tópicos relacionados à saúde sexual, dieta e exercícios são os mais populares em vídeos relacionados à saúde no TikTok.
De acordo com a pesquisa, muitos vídeos no TikTok promovem modelos de comportamento e automedicação, com influenciadores populares compartilhando suas rotinas de dieta e exercícios. Embora esses vídeos possam ser atraentes para o público mais jovem, eles geralmente carecem de informações confiáveis e dicas para mudanças comportamentais saudáveis.
Além disso, outra pesquisa, da empresa norte-americana CharityRx, revelou que 33% dos jovens consultam o TikTok antes de procurar um médico. Ansiedade, depressão e perda de peso são alguns dos tópicos mais buscados na plataforma.
Essa tendência de autodiagnóstico e automedicação entre crianças e adolescentes é preocupante e pode ter sérias consequências para a saúde. A pediatra Talita Lodi, do Hospital e Maternidade Sepaco, enfatiza a importância de consultar um profissional de saúde antes de administrar qualquer tipo de medicamento a uma criança. A automedicação pode levar a doses incorretas, mascarar outras doenças e até mesmo causar intoxicações.
"Os medicamentos mais comuns usados de forma indiscriminada em crianças são analgésicos, antitérmicos, xaropes expectorantes, antigripais, antibióticos e anti-inflamatórios não-hormonais. O uso indiscriminado de antibióticos, por exemplo, pode provocar resistência bacteriana, tornando o tratamento de infecções mais difícil”, alerta a Dra. Lodi.
A pediatra também destaca os sinais de reação adversa a medicamentos e a importância de procurar atendimento médico em caso de suspeita de alergia medicamentosa. Reações adversas podem ser imprevisíveis e podem variar desde efeitos colaterais leves até reações alérgicas graves, como a anafilaxia.
Diante dessa preocupante tendência, é fundamental que pais, educadores e profissionais de saúde se unam para conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos da automedicação e do autodiagnóstico baseado em informações não confiáveis encontradas em redes sociais como o TikTok.
A pediatra Talita Lodi, do Hospital e Maternidade Sepaco, reforça a importância de buscar informações confiáveis sobre saúde e de sempre consultar um médico para obter diagnósticos precisos e tratamentos adequados. A saúde das crianças e dos adolescentes está em jogo, e a conscientização é o primeiro passo para garantir um futuro mais saudável para as gerações futuras.
Sobre o Hospital Sepaco
Fundado em 1979 e referência no controle de infecção hospitalar no Brasil, o Sepaco foi certificado com o selo World’s Best Hospitals (Melhores Hospitais do Mundo) da revista Newsweek. Voltado ao atendimento de alta complexidade, conta com mais de 250 leitos (enfermaria, apartamento e UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica), corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades e modernos equipamentos para diagnósticos.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários