Dia Nacional de Combate ao Fumo: servidor DAE dá o exemplo
Publicada em 29/08/2023 às 10:52
Quando o assunto é adutora, há quem diga que ele é a pessoa que mais domina o assunto e resolve qualquer “parada”. Agora, o servidor da DAE Wilson Bernardo é exemplo também quando a pauta é cigarro: depois de 43 anos fumando, há um ano e meio o chefe da Seção de Adutora decidiu parar de fumar e, desta vez, garante que é para sempre.
“Precisa ter força de vontade e confiar em Deus”, conta Wilson. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta terça-feira (29), o servidor, com 37 anos de empresa, conta sua história. Wilson começou a fumar com 16 anos. “Meu pai, minha mãe e uma irmã fumavam. Eu era jovem e achava bonito”, lembra.
Há alguns anos, ele tentou parar, mas desistiu. Chegou a fumar 40 cigarros por dia – mais até quando passava por uma situação estressante. Ano passado, ao ser diagnosticado com pneumonia e ver os exames mostrando como estavam seus pulmões, deixou uma das filhas jogar os maços no lixo.
Chefe da Seção de Adutora, o servidor Wilson Bernardo, 59 anos, largou o cigarro. Ele fumava há 43 anos e comemora a nova vida: “Melhorou tudo”, conta
“Disse à médica que as mesmas mãos que pegaram o cigarro pela primeira vez, iam deixá-los. E assim foi”, conta, orgulhoso. Sem o cigarro, agora tem mais disposição e o paladar ficou mais aguçado. “Melhorou tudo”, comemora.
Ajuda gratuita
Em Jundiaí, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), oferece acompanhamento gratuito por meio de ações coletivas e individualizadas, além de fazer a dispensação de medicamentos se necessário.
A iniciativa conta com grupos permanentes no NIS (avenida Carlos Salles Block, 74), às terças-feiras, às 9h30, e às quartas, às 14 horas, e no Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396), todas as segundas-feiras, às 18 horas. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o CPF.
Assessoria DAE
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários