Jundiaí realiza 1º Seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas, a partir de sexta-feira (18)
Publicada em 17/08/2023 às 11:51
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Professor Nelson Foot (BNF), realiza, nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), o 1º Seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas, com o tema “Eu Leio. Você Lê. Pra quê?”, que tem por objetivo enriquecer e fortalecer a formação literária e cultural da sociedade contemporânea, enquanto também destaca o papel crucial dos educadores na promoção da leitura.
“A leitura é uma chama que nos aquece, uma bússola que nos guia e um elo que nos une como seres humanos. Ela transcende o simples ato de decifrar palavras e nos mergulha em mundos inexplorados de conhecimento, imaginação e empatia. Neste seminário, nosso objetivo é explorar a leitura como uma ferramenta poderosa para nos conectarmos com as diversas realidades, perspectivas e ideias que compõem nosso mundo”, comenta a bibliotecária chefe, Michele Bueno.
A programação inclui mesas de discussão, intervenção cultural e literária, além de palestra. “Este seminário será uma oportunidade para pensarmos de forma conjunta a implantação de políticas de acesso e promoção da leitura. Acreditamos que, ao compartilhar insights profundos e inspiradores, estaremos unidos no propósito de inspirar a próxima geração de leitores ávidos, pensadores críticos e cidadãos comprometidos”, comenta o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
A importância da leitura é um dos temas do encontro, desta sexta-feira (18), na BNF
Programação
Sexta-feira (18)
10h – Abertura
10h30 – Mesa – A formação de Leitores na Atualidade: possibilidades e estratégias, com as professora Charlene Lemos e a escritora Penélopes Martins com mediação de Rogério Xavier, bibliotecário.
13h30 – Intervenção Literária: O Verbo Vida – Cia Inspirarte.
14h – Palestra: Políticas Públicas de Leitura e Bibliotecas com o professor Edimir Perroti e apresentação de Giba Pedrosa.
Sábado (19)
10h – Workshop: Vivência Poética, com Mara Lígia Biancardi. A atividade contará com três momentos, sendo: “Vamos falar de Leitura”, “que tal lermos para nos embrenharmos em nosso eu?” e “Ler e sentir, Ler e dizer”.
13h – Intervenção Cultural – Traumaturgia: pílulas de amor cão.
Em todas as atividades serão concedido certificado de participação. Não há necessidade de inscrição prévia.
A Biblioteca Professor Nelson Foot está localizada no Complexo Argos, Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários