Tecnologia e inovação: servidores modernizam processos na engenharia pública de Jundiaí
Publicada em 15/03/2025 às 14:30
A Prefeitura de Jundiaí está investindo em tecnologia para otimizar os processos da engenharia pública, garantindo mais eficiência e qualidade nos projetos. Com a futura implementação do Building Information Modeling (BIM), os servidores passam a ter mais autonomia e protagonismo na modernização do setor.
Servidores públicos de Jundiaí durante apresentação do Projeto BIM
Inciativa dos servidores
A iniciativa da implantação do sistema partiu dos próprios servidores, que veem nesta modelagem, uma ferramenta que irá possibilitar mais assertividade, otimização dos recursos, além de controle total sobre projetos e execuções.
O prefeito, Gustavo Martinelli, comentou sobre a importância de dialogar com os servidores. “Eles tem grandes ideias, e essa, com certeza, contribuirá com a otimização de tempo e recursos.”
A apresentação do andamento dos trabalhos para a implementação do BIM foi realizada nesta semana e reuniu técnicos de várias Unidades de Gestão e servidores das Unidades de Planejamento, Infraestrutura e Serviços Públicos, Obras, Mobilidade e Transporte.
“O servidor público é o protagonista da implantação do BIM”, Ricardo Benassi, vice-prefeito de Jundiaí
“Essa é uma inovação que vem de dentro, dos próprios servidores, mostrando o compromisso com a melhoria do serviço público. Esse protagonismo dos funcionários de carreira é fundamental para garantir mais eficiência e transparência na gestão dos projetos”, destacou o vice-prefeito, Ricardo Benassi.
“A Prefeitura de Jundiaí entende que a implantação do BIM é uma prioridade. O sistema vai permitir que possamos acompanhar todas as etapas de um projeto, desde o seu nascimento até a obra concluída”, definiu o diretor adjunto de obras da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinésio Scarabello Filho, que também participou do encontro.
Mais assertividade
O Engenheiro Civil da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Leonardo Sueiro Pinto Vasques, que é um dos idealizadores do projeto, acredita que a iniciativa irá trazer diversos benefícios para todas as partes interessadas.
“Teremos a possibilidade de antecipar eventuais problemas que possam surgir em uma obra e que atualmente afetam qualquer edificação, além de maior previsibilidade dos prazos e dos custos de acordo com o escopo do projeto”; afirma.
Leonardo Sueiro Pinto Vasques, Engenheiro Civil da UGISP é um dos idealizadores do Projeto BIM
Com o novo modelo de trabalho, Jundiaí reafirma seu compromisso com a inovação, fortalecendo a engenharia pública e promovendo um ambiente mais eficiente para a execução de obras e serviços na cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários