Prefeitura de Jundiaí fortalece setor vitivinícola com parceria internacional
Publicada em 18/03/2025 às 10:52
Uma comissão de especialistas italianos do Instituto de Viticultura e Enologia ISISS G. B. Cerletti de Conegliano está em Jundiaí para um curso técnico e prático sobre a produção de espumantes pelo Método Martinotti. A iniciativa faz parte da parceria de transferência de tecnologia entre a instituição italiana e a Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Etec BeSt), com o apoio da Prefeitura de Jundiaí.
O curso, conduzido pelo professor e enólogo Luigi Franco, tem como objetivo capacitar alunos do curso técnico em Viticultura e Enologia da Etec BeSt na elaboração de espumantes a partir da uva Niagara Rosada de Jundiahy. Por meio da intermediação da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), cinco vagas foram reservadas para produtores de vinho locais, fortalecendo a conexão entre o setor produtivo e o meio acadêmico.
Para o gestor da UGDECT, Humberto Cereser, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com a inovação e o desenvolvimento do setor vitivinícola. “A viticultura e a enologia fazem parte da história de Jundiaí. Essa parceria com um dos mais renomados institutos da Itália permite que nossos produtores locais tenham acesso a técnicas de ponta, ampliando as possibilidades de crescimento e aprimoramento da produção”, destaca Cereser.
O gestor ainda enfatiza: “O setor vitivinícola tem um papel fundamental na economia local e estadual, agregando valor à nossa produção agrícola, impulsionando o turismo e fortalecendo nossa identidade como referência na produção de vinhos. Essa colaboração não só traz novas técnicas, como o Método Martinotti, mas também abre portas para novas oportunidades de crescimento para os produtores paulistas.”
A parceria entre a Etec BeSt e o Instituto ISISS G. B. Cerletti já resultou em iniciativas importantes, como a implantação de um vinhedo experimental com a variedade italiana de ciclo curto ‘Tocai (TAI) Rosso’ em Jundiaí. Essas ações reforçam o potencial da cidade para se tornar um polo de excelência na vitivinicultura, incentivando a formação de profissionais qualificados e impulsionando a economia local.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários