Em mais uma homenagem da Prefeitura às mulheres, Museu ganha exposição temática para o mês de março
Publicada em 17/03/2025 às 11:40
Ainda como parte das iniciativas da Prefeitura para o Mês das Mulheres, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão a exposição “Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí”. Em cartaz até o dia 29 de março, a mostra tem curadoria de João Borin e reúne painéis com homenagens a dezenas de mulheres atuantes no Município nos mais distintos segmentos.
CONFIRA AS EXPOSIÇÕES NOS ESPAÇOS CULTURAIS MUNICIPAIS
“Esta nova exposição foi montada a partir dos documentos e fotos de acervos pessoais, além de outras fontes do Arquivo Histórico municipal. Ela aborda a importância das mulheres na História de Jundiaí e do seu protagonismo na superação das dificuldades, luta, resistência e atuação artística ao longo do último século”, comentou o diretor do Departamento de Museus da UGC, Maurício Ferreira.
Entre os destaques das homenageadas, o visitante poderá se aprofundar na vida de Tia Custódia, mulher escravizada que morou no antigo Largo Santa Cruz, onde se encontra atualmente o Terminal Central. Também tem destaque a professora Ana Pinto Duarte Paes, que residiu no prédio do Solar onde está sediado o Museu.
Entre as mulheres que Solange reconheceu na exposição está a atriz Eloísa Mafalda
As artistas e educadoras patronas das salas de espetáculos dos equipamentos culturais municipais também marcam presença: Josette Feres, Glória Rocha e Olga de Brito, nomes das salas de espetáculo e galeria de exposições do Centro das Artes; Fernanda Perracini Milani e Deolinda Copelli, respectivamente, a galeria de exposições e o nome da sala de espetáculos do Teatro Polytheama; Sônia Cintra, nome de uma das galerias de exposições da Biblioteca Municipal; e Josefina Rodrigues da Silva, patrona do centro de cultura onde está sediada a Pinacoteca Municipal.
Também fazem parte da exposição esculturas em cerâmica e bronze, das artistas Fernanda Milani e Semiramis Mojola.
A servidora pública Solange Longhi aproveitou a ida do Centro para prestigiar a nova exposição. “No final do ano foi a última vez que visitei o Museu, mas quis fazer uma nova visita para prestigiar a nova exposição. É interessante ver uma homenagem como estas, reconhecer algumas pessoas, como a atriz Eloísa Mafalda, e ver essa questão da valorização da mulher”, comentou.
Já a auxiliar de limpeza Rosângela de Lima fez a visita acompanhada da filha Tainara Alves e do genro Leonardo Sarrasqueiro. “São mulheres batalhadoras e guerreiras, que nos deixaram ensinamentos e hoje dão nomes a ruas e escolas. Meus filhos, por exemplo, estudaram na escola que leva o nome Haydèe Mojola”.
Rosângela, Tainara Alves e Leonardo também prestigiaram e aprovaram a nova exposição
Mais exposições
Quem visitar o Museu também poderá conferir a exposição “Porque Ele muito amou”. Disposta em duas salas, a exposição traz 15 telas a óleo da artista Isabel Lopes Vaz com cenas da Via Sacra e da tradição cristã. A exposição também segue aberta até o dia 29 de março e traz, além dos quadros, esboços e anotações da artista durante o seu processo criativo.
Ao longo do ano, o visitante do Museu também poderá conferir a exposição “Tobias o negro”.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e fica aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. Nos sábados seguintes ao 5º dia útil de cada mês, o Museu acompanha o horário estendido do comércio no Centro e fica aberto até as 17h.
Exposição com as telas de Isabel Lopes Vaz retrata cenas da Via Sacra e da tradição cristã
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários