SAMU de Jundiaí recebe três novas ambulâncias para ampliar a frota de atendimento
Publicada em 14/03/2025 às 18:17
Jundiaí recebeu, nesta sexta-feira (14), três ambulâncias de Suporte Básico (USB) para fortalecer a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entrega dos novos veículos foi realizada pelo Ministério da Saúde durante uma cerimônia em Sorocaba, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A cidade foi representada pela gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, o diretor do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Marcel Augusto de Oliveira, a assessora especial de Saúde, Ruth Rocha, e o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Edicarlos Vieira, que esteve no evento representando o prefeito Gustavo Martinelli.
Representantes da Prefeitura de Jundiaí participam da cerimônia para retirar as ambulâncias
Com os novos veículos, Jundiaí amplia sua capacidade de resposta a emergências, passando a contar com 10 ambulâncias, incluindo uma Unidade de Suporte Avançado (USA), popularmente conhecida como UTI móvel.
Para o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, a ampliação do SAMU representa um avanço significativo para a cidade. “A melhoria contínua da qualidade da saúde em Jundiaí é o nosso compromisso. A expansão do SAMU, com a inclusão dessas novas ambulâncias, fortalece a nossa capacidade de atender a emergências críticas, onde cada minuto pode ser decisivo entre a vida e a morte”, destaca.
A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, enfatiza a importância dos novos veículos para o atendimento pré-hospitalar. “Esses equipamentos modernos possibilitam um atendimento mais eficaz e seguro, permitindo a estabilização de pacientes e o transporte rápido até os pronto-atendimentos. Isso reduz os riscos de agravamento e aumenta as chances de recuperação integral”, frisa.
Dra. Márcia ainda ressalta que a renovação da frota minimiza falhas mecânicas e assegura a disponibilidade contínua dos veículos, mesmo em horários de pico ou quando há múltiplas ocorrências simultâneas. “A modernização também garante melhores condições de trabalho para as equipes de socorro, resultando em maior eficiência operacional e redução da sobrecarga”, complementa.
Jundiaí foi contemplada com três viaturas novas
Atualmente, o serviço realiza cerca de 3 mil atendimentos mensais, dos quais 1,7 mil se tornam ocorrências. Os principais tipos de chamados atendidos são de natureza clínica, seguidos por traumas.
Mais melhorias
Em janeiro deste ano, a Prefeitura efetuou a troca de oito ambulâncias que estavam em operação pelo Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC), após constatar a precariedade dos veículos até então utilizados. A medida integra as ações e o compromisso da administração municipal em oferecer serviços de saúde de qualidade para a população.
Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução Governo Federal
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários