Dengue: descarte correto de lixo e inservíveis é essencial para evitar a doença
Publicada em 16/03/2025 às 11:00
Na luta contra o mosquito Aedes aegypti, o descarte correto de lixo e de materiais inservíveis é um importante instrumento para o controle e o combate à dengue. Jundiaí registra 806 casos da doença, conforme o último Boletim de Arboviroses, enquanto o Estado de São Paulo já soma mais de 338 mil casos prováveis.
Apesar das campanhas educativas realizadas pela Prefeitura, materiais como baldes, pneus, latas, copos, garrafas PET e lonas continuam sendo encontrados em terrenos baldios, vias públicas e nos quintais. Para tentar reverter esse quadro, o Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) recolheu mais de 6 mil toneladas de inservíveis em ações extras realizadas na região Oeste da cidade, desde o início do ano.
Além disso, recentemente, a cidade também promoveu ações de retirada de lixo descartado irregularmente em bairros como o São Camilo, o Jardim Fepasa, a Vila Rui Barbosa, o Cecap.
Os inservíveis podem acumular água, servindo de criadouro para o Aedes aegypti
“Diariamente, estamos atuando em toda a cidade para conter os casos de dengue e das arboviroses zika e chikungunya, transmitidas pelo mesmo vetor. Apesar de as pessoas saberem o que deve ser feito, ainda encontramos muitos objetos com água parada nas casas e inservíveis descartados de maneira irregular. Temos que ter a consciência de que basta uma tampinha de garrafa com água parada para termos um foco do mosquito e pessoas doentes”, alerta a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde -, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Marcos Galdino, também destaca o papel crucial da população na gestão dos resíduos. “Jundiaí oferta a coleta de lixo doméstico, de materiais recicláveis e de cata-treco. Os caminhões passam regularmente nos bairros. A cidade também conta com os ecopontos, onde as pessoas podem levar resíduos sólidos, como entulho, restos de madeira e equipamentos eletrônicos. Não há razão para deixar objetos acumulando água ou jogar materiais fora de maneira inadequada”, frisa.
Mais de 6 mil toneladas de lixo foram recolhida em ações extras
Para auxiliar a população a se organizar, a Prefeitura disponibiliza informações sobre os dias e horários da coleta de lixo orgânico, seletivo e cata-treco em cada bairro. As datas podem ser consultadas no site oficial do Município. É importante que os itens sejam colocados nas calçadas próximo ao horário da coleta. Já os endereços e horários de funcionamento dos Ecopontos podem ser acessados em Ecopontos de Jundiaí.
“A colaboração de todos é fundamental para que Jundiaí consiga controlar a proliferação do Aedes aegypti e evitar o aumento dos casos de dengue e outras arboviroses na cidade”, acrescenta Galdino.
Rede de Atendimento
A UGPS segue realizando o atendimento aos pacientes com sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família.
Já pessoas com sinais de alerta para gravidade, tais como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, náuseas e alteração de consciência, devem buscar os Pronto Atendimentos (PAs) ou a UPA Nova Horizonte.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários