Mutirão de castração do DEBEA realiza 113 procedimentos e anuncia novas datas
Publicada em 29/03/2025 às 14:00
O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) realizou, nesta semana, mais um mutirão de castração, beneficiando 113 animais. Ao todo, foram castrados 65 gatos (33 fêmeas e 32 machos) e 48 cães (29 fêmeas e 19 machos). O procedimento foi realizado na sede do DEBEA.
Além da castração, todos os animais passaram pelo processo de microchipagem, garantindo a identificação do tutor e do animal por meio do programa de controle do departamento. Com um leitor específico, é possível acessar rapidamente os dados do microchip, facilitando o monitoramento e a segurança dos animais.
Após a cirurgia, os animais permanecem em observação até a recuperação anestésica e a estabilização dos parâmetros clínicos. Somente quando estão em condições adequadas, são liberados com receita de medicação para dor e antibiótico. Os tutores também recebem um número de WhatsApp para esclarecimento de dúvidas.
Próximas ações:
O calendário de castração segue com novas edições em diferentes bairros da cidade. Em abril, os mutirões acontecerão nos dias 3, 26 e 27, atendendo as regiões de Jundiaí Mirim e Tarumã.
A iniciativa visa promover o controle populacional de cães e gatos, além de garantir mais qualidade de vida para os animais e a comunidade.
Para mais informações e para saber como entrar na fila da castração e microchipagem, acesse: https://debea.jundiai.sp.gov.br/.
O DEBEA está localizado na Rua Abrahão Farrão, 8 – Chácara São Francisco, Jundiaí – SP. O telefone para contato é (11) 4582-2649.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários