Prefeitura de Jundiaí discute parcerias com Federação Paulista de Futebol
Publicada em 17/03/2025 às 16:27
Na manhã desta segunda-feira (17), o Prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, acompanhado da gestora da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Rita Orsi, esteve na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) para uma reunião com o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos. Também participaram do encontro os presidentes do Paulista LTDA e do Paulista S.A., além do vice-presidente de Registros, Transferências, Licenciamento e Fiscalização da FPF, Gustavo Delbin.
Prefeitura de Jundiaí e Federação Paulista de Futebol discutem parcerias
Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados ao esporte em Jundiaí, como a possibilidade de realização de cursos de arbitragem em parceria com as faculdades de Educação Física da cidade, com o objetivo de capacitar profissionais da área. Além disso, foi mencionada a possibilidade de utilizar a pista de atletismo do Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, para treinamentos específicos, contribuindo para o fortalecimento da estrutura esportiva do município.
“Jundiaí tem uma forte tradição no esporte e queremos ampliar as oportunidades para os nossos atletas e profissionais da área de Educação Física. Esse estreitamento da relação com a Federação Paulista de Futebol pode trazer grandes benefícios para a cidade, tanto na formação esportiva quanto na valorização das nossas estruturas”, afirmou Gustavo Martinelli.
Prefeito Gustavo Martinelli e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF
Copa São Paulo de Futebol Júnior
Outro ponto discutido foi a possibilidade de Jundiaí se tornar uma das cidades-sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional “Copinha”, que reúne equipes da categoria sub-20 de todo o Brasil.
“A Copa São Paulo de Futebol Júnior atrai muitos turistas. Já fomos sede em edições anteriores e vamos buscar parcerias com a iniciativa privada para que possamos receber novamente os atletas da principal competição de categorias de base do país”, finalizou o chefe do Executivo.
A gestora da UGEL, Rita Orsi, reforçou o potencial de Jundiaí como polo esportivo. “Temos infraestrutura de qualidade e um grande histórico de incentivo ao esporte. Esse encontro foi importante para colocarmos nossa estrutura à disposição e voltarmos a receber grandes atividades esportivas. Investir no esporte é garantir mais qualidade de vida”, explicou Rita.
Rita Orsi, Gestora de Esporte e Lazer fala sobre os investimentos para o futebol feminino de Jundiaí
Futebol Feminino
Durante o encontro, Rita Orsi destacou os investimentos no futebol feminino e o crescimento da modalidade, ressaltando a importância do apoio contínuo para o desenvolvimento do esporte.
“No último sábado (15), realizamos uma seletiva de futebol feminino para as categorias Sub-15 e Sub-17. Existe o interesse pelo futebol e queremos cada vez mais oferecer oportunidades”, concluiu Rita.
Orientação técnica
Durante o encontro, a Federação Paulista de Futebol ofereceu orientação técnica à Prefeitura para futuras reformas nos campos dos Complexos Esportivos, permitindo, dessa forma, que a cidade siga os padrões e diretrizes recomendados. A orientação prevê o credenciamento e a homologação dos campos, além da análise das condições dos campos, sugestões para a implantação de gramado sintético e suporte para adequações que sigam os padrões exigidos para competições oficiais.
“Investir no esporte significa economizar na saúde e oferecer inúmeras oportunidades ao cidadão. Tenho certeza de que a cidade vai continuar crescendo e investindo cada vez mais na formação da juventude”, concluiu o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários