Vinhos de Jundiaí chegam ao topo em Concurso Brasileiro da Embrapa
Publicada em 01/11/2024 às 10:09
O 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), premiou duas vinícolas jundiaienses com destaque para a Jurupinga e o Bordô Suave, ambas da Vinícola Martins, e o Rose Suave e Espumante Niágara da Adega Castanho. Elas estão entre as 66 adegas do país que foram reconhecidas no cenário da vitivinicultura brasileira.
O prefeito Luiz Fernando Machado lembrou que o concurso comprova sobre a importância de fortalecer e estimular o agronegócio das pequenas propriedades. “Temos produtos de qualidade. O vinho de mesa produzido em Jundiaí tem se destacado pela variedade no aroma e perfume. Os incentivos aplicados ao agronegócio municipal como a subvenção do seguro rural, o plantio protegido e o pagamento por serviços ambientais, todos concedidos através de editais com inscrição, ajudam os produtores.”
A mistura de suco da uva Niágara, cachaça e especiarias fizeram com que a jurupinga (ou a jeropiga) conquistasse o paladar dos apreciadores do vinho artesanal. Para os juízes desta edição, a mistura, o odor e o tempo de maturação fizeram a diferença. “Temos um público fiel que aprecia o vinho artesanal e principalmente o vinho doce. Com estes prêmios temos a certeza que podemos competir com os melhores do mercado. A satisfação de levar o nome de Jundiaí para o mundo do vinho”, diz Amarildo, integrante da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinhos de Jundiaí e da Associação Vinhos de Jundiaí ‘Entre Serras e Vinhos’.
O proprietário da Vinícola Martins, Amarildo Martins, teve dois de seus produtos premiados. “Fizemos questão de enviar as amostras dos dois produtos porque sabíamos da qualidade de cada um. Se ganhássemos o ouro seria uma conquista e tanto, mas também ganhamos o grand ouro, então é inenarrável a satisfação porque mostramos que nosso produto tem qualidade” comenta ao lembrar que a Jurupinga recebeu o Grand Ouro e o Bordô Suave o ouro.
O Grand Ouro e o Ouro foram para a Vinícola Martins tendo a jurupinga como destaque maior
A prata é nossa
E se teve conquista no ouro, o pódio para Jundiaí também foi com a prata. A Adega Castanho, com uma tradição de quase 60 anos, mostrou que Rose Suave e o Espumante Niágara entrarão com força total no mercado. Utilizando como base as uvas bordô e a Niágara branca o reconhecimento mostra a força na produção do vinho artesanal.
O proprietário da vinícola, Ricardo Leme, adianta que os vinhos premiados já estão disponíveis para a venda. “É um reconhecimento muito importante ter uma avaliação externa, de um júri especializado e imparcial. Mostra que estamos no caminho certo para aprimorar cada vez mais a qualidade do vinho e os métodos de produção e agora é continuar entregar melhor qualidade para os nossos clientes.”
A diretora do Departamento de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Isabel Harder, parabeniza os ganhadores e reforça a importância de deixar o nome de Jundiaí evidente no cenário do segmento. “O prêmio vem consolidar a qualidade dos vinhos de Jundiaí além de dar destaque em nível nacional. Com certeza o turista que vem ao município acaba consumindo e preferindo esses produtos por serem premiados.”
O proprietário da Adega Castanho, Ricardo Leme, agradece pelo reconhecimento da avaliação externa
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários