Prefeitura promove curso de horta comunitária acessível no CECCO
Publicada em 29/11/2024 às 11:18
Cerca de 20 pessoas participaram, nesta semana, do primeiro curso de horta comunitária acessível, promovido a partir de parceria entre o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, vinculada a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). A atividade integra um projeto intersetorial voltado às pessoas com deficiência física em cadeira de rodas e/ou mobilidade reduzida.
“Teremos no CECCO 16 canteiros elevados que permitirão o acesso de cadeirantes e idosos, e onde serão implantadas hortas comunitárias para o cultivo de verduras, hortaliças, temperos e ervas medicinais. Com esse curso, damos o pontapé inicial, capacitando multiplicadores que nos auxiliarão no manejo dessas hortas e, também, no apoio à orientação da comunidade”, explica a gerente do órgão, Fernanda Torres Apollonio.
A comunidade vai ajudar no manejo das hortas. Várias técnicas de cultivo foram ensinadas
Além de estarem aprendendo técnicas de cultivo com o engenheiro agrônomo da UGAAT, Sérgio Pompermayer, na última segunda-feira (25), os participantes conheceram dois exemplos de hortas: o Vale Verde, que tem por objetivo o abastecimento da merenda com produtos orgânicos, e a horta da EMEB Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago.
“Esse é um projeto gratificante, que estamos implantando a partir de uma emenda parlamentar. Mais do que permitir a complementação de alimentação, a iniciativa que reúne unidades de gestão e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e do Conselho Gestor do CECCO, possibilitará a geração de renda e a socialização. A previsão é que, no primeiro trimestre do próximo ano, os canteiros estejam produzindo”, destaca o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.
O gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, também enfatiza a importância da iniciativa. “Jundiaí avança a partir de políticas públicas assertivas que permitem com que as pessoas com deficiência busquem cada vez mais o seu espaço na sociedade. A implantação dessas hortas acessíveis é mais uma iniciativa da gestão do prefeito Luiz Fernando que oportunizará o desenvolvimento pessoal e a difusão de práticas sustentáveis”, acrescenta.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários