Região central recebe mobilização contra arboviroses
Publicada em 26/11/2024 às 16:59
Jundiaí realiza neste sábado (30) o dia D de Mobilização contra as arboviroses. A ação também marca o início da Campanha contra a Dengue 2025. Das 9h às 16h, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estará na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), chamando a atenção das pessoas para o combate do mosquito Aedes aegypti e prevenção da dengue, zika e chikungunya.
“O clima está favorável e precisamos permanecer em guerra contra o Aedes. Estamos agindo em todas as regiões do Município, mas reiteramos que a contrapartida da população é necessária. Esse é o alerta que faremos. Vamos conversar, relembrar as orientações e as condutas. Infelizmente, ainda encontramos muitos recipientes com água parada nos imóveis”, ressalta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
A ação visa conscientizar a população. Muitos criadouros do Aedes aegypti são encontrados nos quintais
Quem passar pela região também poderá, na barraca educativa do órgão, conhecer o ciclo biológico do Aedes aegypti. Já para as crianças, haverá um cantinho especial. “Todos serão envolvidos. Se não houver conscientização e mobilização, teremos uma nova epidemia no próximo ano”, acrescenta.
Cenário
Conforme o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí acumula 22.713 casos de dengue, com 16 mortes; 4 casos de chikungunya; e nenhum caso de zika.
Levantamento realizado aponta que os bairros Jardim Tamoio, Santa Gertrudes, Jardim do Lago, Ivoturucaia, Vila Rami, Agapeama, Jardim Tulipas, Vila Hortolândia, Vila Ruy Barbosa e Vila Nambi seguem com risco para novos casos de dengue.
Neste ano, mais de 123 mil ações já foram realizadas pela VISAM, incluindo visitas em imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito e orientação à população; investigações epidemiológicas de casos suspeitos; e vistorias motivadas por meio do canal 156. Também de maneira rotineira, o órgão promove atividades educacionais e vigilância aos pontos estratégicos, como cemitérios, ferros-velhos, borracharias e floriculturas, e divulgações na mídia para conscientização dos munícipes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários