Oferta de exames de imagem cresce 130% em Jundiaí
Publicada em 03/11/2024 às 08:00
A Prefeitura, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), aumentou (entre 2021 para 2024) quase 130% a oferta de exames de imagem como Raio-x, ressonância magnética e tomografia. Estes exames fazem parte do rol de ferramentas da medicina para o diagnóstico preciso de doenças.
De acordo com dados da UGPS, em 2021 eram realizadas 1.603 tomografias por mês a partir de solicitações da rede de saúde pública. Já neste ano, a média mensal é de 3.682 tomografias/mês, o que representa aumento de 129,6% na comparação entre os períodos. Já na ressonância magnética, a média mensal passou de 481 para 846, ou seja, 75,8% de aumento na oferta. Mais conhecido, o raio-x, saltou de 15.816/mês em 2021 para 24.573/mês neste ano, o que resulta em aumento de 55,36%.
Ressonância magnética teve ampliação, em conjunto com demais serviços de diagnóstico por imagem
“Jundiaí é reconhecida como uma das cidades que mais investe em saúde pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Não é por acaso que saltamos de um orçamento de pouco mais de R$ 400 milhões em 2017 para mais de R$ 1 bi para 2025. São investimentos feitos baseados em planejamento sólido, para oferecer serviços de qualidade para as pessoas, e de maneira consistente”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.
Para o gestor da UGPS, Tiago Texera, a ampliação garante atendimento aos usuários em tempo oportuno, comparável com serviços particulares. “Desde a pandemia, percebemos uma migração e aumento de fluxo de novos usuários no sistema público de saúde de Jundiaí. Mesmo com esse novo fluxo, foi possível adequar as necessidades e oferecer prazos equivalentes ao sistema privado”, comenta o gestor.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários