Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos Publicada em 01/11/2024 às 08:00 A balconista Letícia Silva passou por atendimento nesta semana na Clínica da Família Ponte São João. A consulta foi agendada no modelo de atendimento chamado Acesso Avançado — uma das novidades do novo equipamento de saúde entregue pela Prefeitura de Jundiaí em setembro, com a unidade de Pronto Atendimento (PA). “Vim conversar e vou passar pela consulta. Gostei muito. O novo espaço está bem diferente e bastante organizado”, comentou a usuária. O serviço, que atende os pacientes referenciados da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Aparecida, além da garantia de atendimento pela equipe de saúde em até 72 horas, no máximo, e da teleinterconsulta de 14 especialidades, incluindo a psiquiatria, também tem implantado o modelo de atendimento baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF), contando com quatro equipes completas formadas por médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, psicólogos, entre outros. “O primeiro mês de atendimento do novo PA Ponte São João e Clínica da Família demonstra a importância do serviço para a região. São mais de 9 mil pessoas que tiveram suas demandas atendidas no local. Com o equipamento robusto e dotado de tecnologia para a elucidação diagnóstica, é ampliada a oferta de serviços e a resolutividade para os moradores da região Leste. Para completar a descentralização na cidade, em dezembro, o PA Progresso estará em operação”, antecipa o prefeito Luiz Fernando Machado. Letícia aprovou a Clínica da Família Ponte São João Outros diferenciais são o acréscimo da oferta de exame de ultrassonografia e as consultas eletivas com médico especialista em ortopedia, abreviando o tempo de acesso a essa especialidade, minimizando deslocamentos para a população adscrita ao território atendido. No primeiro mês de funcionamento, o serviço acumulou 5.416 atendimentos. Desses, 782 foram com a equipe de enfermagem, 1.373 com médicos da Estratégia de Saúde da Família, 696 atendimentos odontológicos e 2.565 atendimentos gerais que incluem vacinação, curativos, entre outros. Pronto Atendimento Já no novo PA, no andar debaixo, sob gestão do Hospital São Vicente de Paulo, nos primeiros 30 dias, foram realizados 9.396 atendimentos, sendo 6.352 em clínica médica, 2.859 em pediatria, 140 em ortopedia e 54 em enfermagem. A clínica médica registrou aumento de 60% na procura, enquanto a pediatria, 68%. A estrutura também foi aprovada pelos usuários. “É a primeira vez que venho. Ficou ótimo”, afirmou a aposentada Maria Elisabete Fonseca. “Está bem melhor, com acesso bom”, falou o auxiliar de logística Vagner de Almeida. Estrutura do novo PA também foi aprovada pelos usuários No PA foram realizados mais de 9,3 mil atendimentos Investimento O complexo da Ponte São João recebeu investimentos de cerca de R$ 15,1 milhões. Os dois pavimentos totalizam 2.774,87m² de construção. “É o terceiro maior equipamento de saúde da cidade e estamos garantindo, próximo da casa das pessoas, atendimento comprovadamente eficiente e resolutivo, tanto na Atenção Básica como na Urgência e Emergência. Isso é um diferencial de Jundiaí. Com o Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos e PA Vila Progresso, em fase de conclusão, a Clínica da Família e PA Hortolândia (entregue em 2022) e a Clínica da Família Novo Horizonte e UPA Novo Horizonte (entregue em 2018), completamos a regionalização proposta pela gestão”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. Assessoria de Imprensa Fotos: Fotógrafos PMJ

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