Programas de qualificação de Jundiaí inserem jovens no mercado de trabalho
Publicada em 31/10/2024 às 14:26
A Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional (DIPQP), órgão ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, tem oferecido atenção especial a jovens que fazem parte da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com foco no encaminhamento profissional.
O objetivo é oferecer aos beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas e adolescentes e jovens em situação de acolhimento institucional, programas e ações que ajudem a unir vaga e candidato de forma rápida e assertiva.
“As ações desenvolvidas pela UGADS estimulam os adolescentes a romper o ciclo de desigualdade e mudar a realidade a partir do crescimento e desenvolvimento social que o trabalho proporciona”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.
A educadora social e chefe da DIPQP, Edilaine Cardoso Santos, explica que o direito ao trabalho é uma garantia constitucional e referendado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) por isso deve fazer parte do trabalho social realizado nos equipamentos de Assistência Social. “Nosso trabalho visa apoiar os serviços dessa rede para a inserção dos usuários em programas de qualificação profissional e orientação para acesso ao mercado de trabalho”, explica Edilaine.
Ricardo Germano da Silva fez um curso na área administrativa e conseguiu vaga na sede da Ugads
Inserção ao mercado
Entre as ações oferecidas, destaque para o programa Ressignificando Histórias, com ofertas de oficinas de restauro e catalogação de objetos de valor histórico e de formação para o mercado de trabalho, projeto de Inclusão Digital com empresas parceiras, cursos de formação com parceiros, curso de linguagem de programação Python, cursos de mídias sociais, encaminhamento para vagas de Jovem Aprendiz e programa de aprendizagem.
Após fazer o curso de inclusão digital, parceria da UGADS com a Bollhof, o estudante Ricardo Germano da Silva, de 18 anos, foi selecionado para uma vaga de estágio em um setor público. Ao aprender sobre informática e técnicas da área administrativa, pode mostrar que é as oportunidades são conseguidas quando há boa vontade e conhecimento.
“Eu procuro fazer tudo que eu aprendi no curso. Foi uma oportunidade porque foi um curso gratuito porque meus pais não teriam condições naquele momento. Agora tenho uma chance de aprender mais”, comenta Ricardo.
São várias portas de entrada para o atendimento ao público. Pode ser indicado pela equipe de Divisão de Inclusão dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI); Serviço de Atendimento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa; além dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
“Não trabalhamos com inscritos, mas sim convidamos as pessoas a participarem quando conseguimos estabelecer parcerias com empresas e instituições para oferecer os cursos. Até agosto de 2024 foram 227 atendimentos para adolescentes e jovens com oferta de cursos de qualificação profissional. Neste momento contabilizamos 24 jovens com contratos ativos por intermédio desta DIPQP”, comenta Edilaine.
Para as empresas que desejam ajudar no ingresso do jovem ao mercado ou na qualificação profissional podem entrar em contato pelo e-mail inclusaoprodutiva@jundiai.sp.gov.br. “O objetivo é incluir o jovem ao mercado de trabalho, de forma protegida, oferecendo oportunidades de educação e trabalho, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social”, reforça Edilaine.
Dentro do programa ‘Ressignificando Histórias’ muitos jovens aprendem a catalogar objetos históricos
Assessoria de Imprensa
Foto: PMJ
Com festa, UBS Esplanada comemora oito anos do Grupo Mãos Arteiras Publicada em 25/06/2024 às 14:40 Com sorrisos largos no rosto e muita animação, as usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada comemoram, na última segunda-feira (24), oito anos de existência do Grupo Mãos Arteiras. O evento, no Centro Esportivo Nilo Avelino Macedo, contou com a presença do gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. Montado em 2016, o grupo é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ofertadas pelo equipamento de saúde. Todas as segundas-feiras, cerca de 40 mulheres se reúnem para fazer crochê, vagonite, tricô, macramê, ponto cruz e compartilhar tantas outras técnicas de artesanato. Enquanto produzem e aprendem, elas se socializam, o que tem refletido na saúde mental e física de cada participante. A festa foi marcada por muita alegria, encontros e reencontros “A saúde em Jundiaí avança a partir de investimentos nos equipamentos, na qualificação da equipe e por meio de ações que vã
Comentários