VISAM recomenda atitudes preventivas para evitar acidentes com escorpiões
Publicada em 29/11/2024 às 08:00
Com o aumento da temperatura e da umidade, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), alerta para a necessidade de cuidados e de atenção para evitar o aparecimento de escorpiões. Jundiaí registra, neste ano, 80 acidentes, sem mortes.
No Município, o escorpião amarelo (Tityus bahiensis) é o mais comum nas áreas urbanas, sendo encontrado nas galerias de águas pluviais ou de esgoto. Já o escorpião marrom (Tityus bahiensis) é predominante em áreas menos urbanizadas ou rurais, em ambientes com acúmulos de material e/ou vegetação densa.
O coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, lembra que, por serem animais peçonhentos, eles podem levar a acidentes graves e ao óbito, principalmente crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas. “Neste período, os escorpiões tendem a sair de seus esconderijos em busca de conforto térmico e de alimentos, podendo entrar nas residências, se alojando até nos calçados. A prevenção é fundamental, porque não há veneno chancelado pelo Ministério da Saúde para controle químico desses artrópodes”, enfatiza.
A eliminação de vias de acesso é uma das medidas que deve ser adotada
A recomendação é que a população adote medidas para impedir a entrada desses animais no interior das residências, nos quintais e nas dependências dos ambientes de trabalho, além de se atentar à limpeza dos ambientes.
“É essencial eliminar as vias de acesso ao interior dos imóveis a partir da vedação de vãos de portas e janelas, de caixas de esgoto, de águas pluviais e de gordura. Também orientamos que as pessoas mantenham a organização e limpeza dos ambientes, evitando o acúmulo de entulho, restos de material de construção e lixo, ou seja, de materiais que servem de abrigos para os escorpiões e, também, para as suas presas, como as baratas e outros insetos”, ressalta o veterinário.
De maneira permanente, a VISAM também monitora a população de escorpiões no Município, a partir de armadilhas espalhadas pela cidade; promove ações preventivas e de controle; realiza vistorias zoosanitárias em áreas de infestação; e procede com a investigação epidemiológica de todo acidente ocorrido. O órgão também efetua o encaminhamento dos escorpiões capturados mecanicamente (com pinças) nas armadilhas para o Instituto Butantã para a seleção e produção de soro antiescorpiônico.
Ajuda
Ao ser picado por um escorpião, os sintomas iniciais mais comuns são: dor, sensação de ardência e inflamação no local. A gravidade da picada depende da espécie e da quantidade de veneno injetada, sendo que em crianças as consequências podem ser mais graves.
De imediato, deve-se procurar atendimento médico. Se a ocorrência for em crianças de até 10 anos, o atendimento ocorre no Hospital Universitário (HU), localizado na Praça da Rotatória, s/n.º, no Jardim Messina. Já os demais pacientes devem procurar o Pronto Atendimento Central do Hospital São Vicente, na rua João Lopes, 78 – Praça Dom Pedro II.
No caso de encontrar escorpião na residência, a orientação é que, sempre que possível e seguro, matar ou aprisionar o animal em um pote, ou vasilha e encaminhá-lo à VISAM. Em caso de recorrência, orienta-se solicitar uma vistoria pelo 156.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários