Técnicos da Prefeitura realizam visita às obras da Praça Dom Pedro II
Publicada em 07/09/2023 às 08:32
Nesta quarta-feira (06), técnicos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Departamento de Água e Esgoto (DAE) realizaram uma visita técnica nas obras da Praça Dom Pedro II (Praça das Rosas), no Centro.
Os investimentos para a requalificação da praça são de aproximadamente R$ 5 milhões. A obra está em estágio de construção dos sanitários e remodelação dos canteiros e passeios internos da praça. Na vistoria, foram tratados assuntos relacionados a implantação das redes de água e esgoto e o andamento das obras para a verificação de ajustes necessários de engenharia.
Prefeitura realiza visita técnica às obras da Praça Dom Pedro II
“Nós vistoriamos a obra e o andamento está dentro do cronograma, sem maiores intercorrências. É uma obra muito importante dentro do projeto de Requalificação do Centro, principalmente pelos equipamentos de saúde que estão ao redor da praça, como o Hospital São Vicente e o PA Central”, disse o Chefe de Fiscalização da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Fauzi Haddad Neto. A previsão é que a praça seja finalizada e entregue à população no primeiro semestre de 2024.
Para a obra, estão previstos a ampliação dos caminhos, incluindo acessibilidade, em função dos percursos já realizados pelos pedestres, manutenção e ampliação da arborização e paisagismo, iluminação e áreas de convivência com bancos e mesas, além de banheiros públicos e elementos brincantes. Os projetos das praças foram desenvolvidos de forma a valorizar e potencializar a vocação dos usos observados nos espaços e sua relação com o entorno.
“O projeto de Requalificação do Centro é parte de um trabalho intersetorial que visa a potencialização e melhoria da ambiência do espaço público, atraindo pessoas para convivência, lazer e utilização dos serviços e comércio local da área central. Por isso estamos acompanhando atentamente o andamento das obras da Praça Dom Pedro II, que é o marco inicial do projeto urbano que se estende até o Teatro Polytheama”, ressalta a Diretora do Departamento de Projetos Urbanos da UGPUMA, Paula Siqueira.
Além da Praça Dom Pedro II, o projeto do Centro compreende ainda a requalificação do calçadão e a reforma das praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto, na Matriz, Tibúrcio Estevam Siqueira, no Largo São Bento, e Rui Barbosa, próxima ao Gabinete de Leitura. Ao todo serão 25 ações em diversos aspectos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais, com investimentos previstos em R$ 50 milhões.
Técnicos analisaram o avanço das obras na Praça Dom Pedro II
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários