Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa é lançada em Jundiaí
Publicada em 27/09/2023 às 17:19
As pessoas idosas contam com mais um instrumento de proteção em Jundiaí a partir de agora. Nesta quarta-feira (27), foi lançada a Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa. No programa, a Guarda Municipal será a responsável pelo projeto através de rondas e visitas aos idosos que moram em Jundiaí. O Comitê das Crianças, os alunos da EMEB Prof. João Luiz de Campos e os idosos da Associação Almater também participaram da entrega, realizada no Paço Municipal. A ação faz parte da Programação da Semana da Pessoa Idosa 2023.
“A atuação será com foco na prevenção e na garantia das condições de segurança, tranquilidade, respaldo e bem-estar das pessoas idosas no município”, disse o comandante da GM, Benedito Moreno. Em princípio, uma equipe estará direcionada ao trabalho na Patrulha de Proteção Idosa.
Prefeito Luiz Fernando, demais gestores e autoridades com o Comitê das Crianças
O Município já conta com politicas públicas para a pessoa idosa, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), bem como o bem como o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil, que conta a Assessoria de Políticas para o Idoso, Assessoria de Políticas de Direitos Humanos e ainda o Ambulatório de Geriatria, que atende pessoas idosas nas suas necessidades de saúde e o Programa Saúde da Família, com atenção à pessoa idosa na residência.
“A Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa é um programa inovador para Jundiaí, além de ser pioneiro no Brasil. Até dezembro, teremos 465 guardas municipais trabalhando em Jundiaí, além de todos os investimentos em armamentos, viaturas e inteligência. Direcionar a segurança para os idosos através dessa política pública é muito importante para a proteção dessa população”, reforçou a coronel Carla Basson, gestora de Segurança Municipal.
De acordo com a Fundação SEADE, Jundiaí tem 71.177 habitantes acima de 60 anos, representando 18,63% da população. “Além das políticas públicas voltadas à infância, que têm sido prioridades na administração, agora avançamos na proteção dos idosos, com esse projeto. A Patrulha é mais um instrumento importante na luta contra a violência a essa população. O nosso principal objetivo é cuidar das pessoas em sua integralidade”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
Veículo que ficará responsável pelo Programa Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa
As denúncias de maus-tratos ou violência contra os idosos devem ser realizadas através do 153, da Guarda Municipal. “Cuidar das pessoas é a principal atribuição que o prefeito Luiz Fernando Machado nos dá todos os dias e esse projeto vem ao encontro dessa premissa”, disse o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael. “As ações voltadas à proteção dos direitos da pessoa idosa são desenvolvidas no município durante todo o ano, com campanhas, rodas de conversas, eventos e articulações com as Unidades de Gestão. A Patrulha da Pessoa Idosa corrobora essa linha de atenção e cuidados, oferecendo acesso, amparo e, principalmente, atuando na prevenção e no enfrentamento no combate à violência contra a pessoa idosa”, lembrou a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli.
Também participaram da cerimônia os gestores José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças); Gustavo Maryssael (Casa Civil); Vasti Ferrari Marques (Educação); Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social); Fernando Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania); a Assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli; a presidente do COMDIPI, Fé Juncal, além dos vereadores Antônio Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal, Quézia de Lucca e Daniel Lemos; e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e demais servidores da Prefeitura de Jundiaí.
Para conferir a programação completa, assim como realizar as inscrições quando necessário, clique aqui.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários