Caminhada pela Vida acontece em outubro, no Parque da Cidade
Publicada em 11/09/2023 às 08:06
A 2ª Caminhada Pela Vida, organizada pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com instituições públicas e privadas, será realizada no dia 8 de outubro, a partir das 8h, no Parque da Cidade. Com entrada franca e sem necessidade de inscrição, o evento tem por objetivo promover a qualidade de vida entre a população por meio da atividade física, ação que previne não somente o câncer de mama como diversas doenças.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023, cerca de 76 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados. Em Jundiaí, conforme os dados do Ambulatório de Saúde da Mulher, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em 2022 foram diagnosticados 143 novos casos. “O câncer é uma doença que pode ser prevenida com adoção de hábitos saudáveis de vida. Exercícios físicos simples e alimentação natural são essenciais. O meio ambiente também interfere nos riscos. Quanto melhor a qualidade do ar, por exemplo, menores são os riscos”, comenta a médica referência em Saúde da Mulher da UGPS, Dra Érika Pimenta.
Caminhada Rosa está em sua segunda edição e terá show, aquecimento e atividades para qualidade de vida
Para estimular a adoção de atividades físicas simples, no dia a dia, o evento reunirá aproximadamente 2 mil mulheres para realizar uma caminhada no Parque da Cidade, além de aproveitar a manhã com outras atividades físicas, muita diversão e conhecimento. No encerramento, os participantes contarão com show. “A Unimed Jundiaí apoia essa iniciativa que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de lembrar a todos que a prevenção às doenças, não somente ao câncer, acontece de maneira simples, com práticas que devem ser adotadas na busca da qualidade de vida”, comenta Dr. Valério Delamanha, diretor presidente da Unimed Jundiaí, parceiro do evento.
Participam da iniciativa como patrocinadores as empresas Besins, Grau Técnico, Unimed Jundiaí, Me.linda, Grupo Montekali e Ótica Santês, nossos apoiadores são Sesc Jundiaí, Coca-Coca Femsa, Natural One, LuxSign, Qualatex e Teo Balões. A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento.
A organização conta com a participação do Hospital São Vicente e Hospital Universitário, além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte, Educação, Inovação e Relação com o Cidadão, Fundação TVTEC, Fundo Social e DAE/Parque da Cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários