De Olho na Faixa proporciona travessia segura no Jardim Guanabara
Publicada em 21/09/2023 às 11:33
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária e proporcionar condições mais seguras, principalmente, para os pedestres e as crianças, no entorno da Horta urbana do Jardim Guanabara, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), por meio do departamento de Engenharia de Mobilidade, implantou o programa De Olho na Faixa nas ruas do entorno, com sinalização de solo com faixas na cor lima-limão, colocação de balizadores, ampliação de passeio com pintura da rua na cor verde bandeira, entre outras intervenções posicionadas em locais estratégicos.
Intervenções de segurança viária…
…foram implantadas em locais estratégicos
O conceito do urbanismo tático reforça a estratégia de proporcionar mobilidade segura e acessível, com sinalização de solo e vertical adequadas para dar mais segurança aos pedestres e condutores que transitam na região.
“A requalificação viária tem como objetivo otimizar e harmonizar a convivência entre os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, despertando a consciência do respeito para a segurança de todos os usuários da via. As cores mais fortes chamam a atenção”, comenta o diretor de Engenharia de Mobilidade da UGMT, Leandro José Pinheiro.
Morador no Jardim Guanabara há 14 anos, Lucas da Silva Souza, já percebeu a mudança no comportamento de motoristas e pedestres. “Melhorou bastante. Aqui, é uma área com escolas e também um espaço onde as pessoas convivem. Essas cores chamam a atenção.”
A imagem mostra um morador do Jardim Guanabara, Lucas, que está na calçada e ao lado estão duas faixas de travessia lima-limão e a pintura de ampliação de passeio na cor verde bandeira para trazer mais acessibilidade aos pedestres e ciclistas.
Mudança de comportamento de pedestres e condutores é um dos principais objetivos do programa
Assim, para incentivar a mudança de comportamento, que o programa De Olho na Faixa foi lançado pela UGMT. As ações iniciaram durante o Maio Amarelo em áreas escolares, sendo monitoradas pelas equipes de Engenharia e de Trânsito para a coleta de dados, o que permite a partir dos bons resultados que outros locais também recebam as adequações.
“O planejamento e melhorias do sistema viário visam tornar cada vez mais a mobilidade sustentável, para ser uma aliada no crescimento do município de maneira mais eficiente, confortável, organizada e segura”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Cidade das Crianças
Alinhadas aos eixos Direito à Saúde e Garantia à Autonomia do programa “Jundiaí, Cidade das Crianças”, as adequações com cores mais chamativas também tornam os espaços das vias públicas mais coloridos e agradáveis.
A imagem mostra um grupo de alunos da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito, Jardim Guanabara, que estão com lupas nas mãos e conheceram o projeto de engenharia De Olho na Travessia para a segurança, principalmente, de pedestres e crianças na região da Horta Urbana do bairro.
Os alunos conheceram e aprovaram o projeto de engenharia para a implantação da requalificação
Os alunos da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito conheceram o projeto de engenharia e mostraram que entendem mesmo das regras de trânsito. “Vi onde fica a lombada, porque, tem o desenho no papel, e é o mesmo lugar onde fica aqui na rua, tem a mesma placa. Também tem semáforo e as faixas que são para a gente atravessar depois de olhar para os lados”, comenta Dulce Maria da Silva, de 6 anos, ao lado dos amigos Edgar, Eliza, Pedro, Lorena e Bárbara.
Horta Urbana Guanabara
Além da área com as hortaliças e PANCs, o espaço de convívio da comunidade também contará com Parque Naturalizado e o Jardim de Chuva, sendo um ponto de lazer para os moradores do bairro, além de auxiliar nas ações de desemparedamento das crianças, proporcionando novas formas de contato com a natureza.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários