Cata-treco: conheça o serviço gratuito que ajuda a manter Jundiaí limpa e sustentável Publicada em 10/02/2025 às 08:00 O Cata-treco, é um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que percorre os bairros da cidade recolhendo materiais descartados pela população. Esse trabalho é fundamental para garantir o descarte correto de itens como madeiras, sofás, colchões e espumas, evitando o acúmulo irregular de resíduos em vias públicas e áreas verdes. A população tem contribuído com o serviço. Nos últimos dois anos, foram recolhidos pelo cata-treco, cerca de 13 toneladas de materiais. “O objetivo é limpar a cidade. Ele evita que móveis, eletrodomésticos e outros materiais volumosos sejam descartados de forma irregular nas ruas, córregos ou terrenos baldios. O cata-treco já faz parte do cotidiano da nossa população, que já está acostumada com o caminhão passando na frente da casa uma vez por semana”, destacou Marcos Galdino, Gestor da UGISP. Cata-treco: material recolhido nas ruas é encaminhado ao Geresol Como funciona o Cata-Treco? O serviço passa de casa em casa, seguindo um cronograma definido para atender todas as regiões do município. Confira o cronograma do seu bairro clicando aqui. Os moradores devem deixar os materiais na frente de suas residências nos dias em que a equipe estiver programada para passar no bairro. Após a coleta, os itens são levados para o Geresol, (Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí), onde recebem a destinação correta. Além da coleta realizada semanalmente, a população também pode realizar a entrega voluntária desses itens (volumosos), com transporte próprio, em qualquer um dos ecopontos da cidade. Confira os endereços. Madeira dos móveis recolhidos pelo cata-treco é triturada, o que não é aproveitado vai para o aterro sanitário Por que a destinação correta é tão importante? O descarte inadequado pode causar diversos problemas, como entupimento de bueiros, aumento da proliferação de pragas e degradação ambiental. “Assim que o material chega no Geresol é feito um trabalho de separação. A madeira dos móveis é triturada e o excedente é destinado para reaproveitamento. O que não é aproveitado é lavado para o aterro sanitário. Nosso objetivo é sempre contribuir para a sustentabilidade e redução do impacto ambiental”, finalizou Galdino. Assessoria de Imprensa Fotos: Fotógrafos PMJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog