Cata-treco: conheça o serviço gratuito que ajuda a manter Jundiaí limpa e sustentável
Publicada em 10/02/2025 às 08:00
O Cata-treco, é um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que percorre os bairros da cidade recolhendo materiais descartados pela população. Esse trabalho é fundamental para garantir o descarte correto de itens como madeiras, sofás, colchões e espumas, evitando o acúmulo irregular de resíduos em vias públicas e áreas verdes.
A população tem contribuído com o serviço. Nos últimos dois anos, foram recolhidos pelo cata-treco, cerca de 13 toneladas de materiais. “O objetivo é limpar a cidade. Ele evita que móveis, eletrodomésticos e outros materiais volumosos sejam descartados de forma irregular nas ruas, córregos ou terrenos baldios. O cata-treco já faz parte do cotidiano da nossa população, que já está acostumada com o caminhão passando na frente da casa uma vez por semana”, destacou Marcos Galdino, Gestor da UGISP.
Cata-treco: material recolhido nas ruas é encaminhado ao Geresol
Como funciona o Cata-Treco?
O serviço passa de casa em casa, seguindo um cronograma definido para atender todas as regiões do município. Confira o cronograma do seu bairro clicando aqui.
Os moradores devem deixar os materiais na frente de suas residências nos dias em que a equipe estiver programada para passar no bairro. Após a coleta, os itens são levados para o Geresol, (Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí), onde recebem a destinação correta.
Além da coleta realizada semanalmente, a população também pode realizar a entrega voluntária desses itens (volumosos), com transporte próprio, em qualquer um dos ecopontos da cidade. Confira os endereços.
Madeira dos móveis recolhidos pelo cata-treco é triturada, o que não é aproveitado vai para o aterro sanitário
Por que a destinação correta é tão importante?
O descarte inadequado pode causar diversos problemas, como entupimento de bueiros, aumento da proliferação de pragas e degradação ambiental.
“Assim que o material chega no Geresol é feito um trabalho de separação. A madeira dos móveis é triturada e o excedente é destinado para reaproveitamento. O que não é aproveitado é lavado para o aterro sanitário. Nosso objetivo é sempre contribuir para a sustentabilidade e redução do impacto ambiental”, finalizou Galdino.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários