Contra a dengue, bairros da região Oeste terão coleta extra de inservíveis
Publicada em 24/02/2025 às 10:00
A região Oeste recebe, nas próximas semanas, ação de coleta extra de inservíveis. A iniciativa é parte da estratégia da Prefeitura para a contenção dos casos de dengue.
Amanhã (25), a partir das 9h, o caminhão do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) passará pelas ruas do Almerinda Chaves e do Conjunto Habitacional José Mezalira. Na quinta-feira (27), será a vez das ruas do Residencial Jundiaí. Já na terça (4), estará na Estrada Municipal do Varjão e na rua Oito.
A orientação é que a população deixe os materiais descartados nas calçadas para poderem ser recolhidos. Itens como latas, baldes, pratos de plantas poderão ser descartados. Não serão recolhidos materiais de construção e restos de podas de árvores.
Em janeiro, 1,6 tonelada de materiais inservíveis foi recolhida do Jardim Novo Horizonte
A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, ressalta que é importante que a população faça o descarte desses materiais que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. A região, atualmente, está com transmissão de dengue. Dos 179 casos registrados na cidade, 30 ocorreram do Novo Horizonte.
“Estamos trabalhando intensamente no território, com ação casa a casa para verificação de criadouros e orientação aos moradores. Os quintais também foram nebulizados. Mas, infelizmente, ainda existem muitos focos do mosquito nas residências e em locais onde as pessoas estão descartando irregularmente o lixo. A dengue é grave e pode levar à morte. Precisamos que a população faça a sua parte, agindo para evitarmos que mais pessoas fiquem doentes”, enfatiza.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Manoel Pereira de Siqueira, também destaca a importância de as pessoas aproveitarem mais essa oportunidade para descartar, de maneira correta, materiais que possam acumular água e estão parados em casa, sem utilidade.
“Essa é mais uma força-tarefa, pois a região recebe regularmente os serviços de coleta de lixo orgânico, reciclável e do cata-treco. Depende de cada um de nós deixar o ambiente livre do mosquito. Se o objeto acumula água, limpe-o; se não o está usando, descarte-o. Não deixe para o mosquito usar”, frisa.
Em operação extra realizada em janeiro no Residencial CDHU João Mezalira, localizado no Jardim Novo Horizonte, foram recolhidas 1,6 tonelada de materiais inservíveis das ruas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários