Para garantir bem-estar, Prefeitura de Jundiaí fortalece a coleta noturna e reforça proteção aos trabalhadores
Publicada em 21/02/2025 às 13:00
Diante das altas temperaturas registradas nas últimas semanas, a Prefeitura de Jundiaí tem adotado medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores que atuam na limpeza urbana. Uma das principais ações é a ampliação da coleta noturna de lixo, estratégia que reduz a exposição dos coletores ao calor extremo e melhora a fluidez do trabalho, uma vez que o trânsito também é menos intenso à noite.
Jundiaí realiza coleta noturna para evitar onda de calor
Atualmente, 40% da cidade já é atendida pela coleta noturna, incluindo a coleta domiciliar, seletiva e o cata-treco. A tendência, segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), é aumentar gradualmente esse percentual, priorizando sempre o conforto e a segurança dos trabalhadores. “Dois fatores foram fundamentais para a ampliação da coleta noturna: trânsito e calor. Estamos dialogando com a empresa responsável pela coleta de resíduos para ampliar, de forma gradual, a quantidade de trabalhadores atuando nesse período”, explicou o gestor da UGISP, Marcos Galdino.
Marcos Galdino, gestor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos
Além da coleta de lixo, outros serviços da Prefeitura também passaram a ser realizados no período noturno para minimizar os impactos do calor. Parte das equipes de raspagem de calçadas e varrição agora trabalha após as 18h, garantindo maior conforto térmico aos servidores e mais eficiência na execução das atividades.
A Prefeitura também reforçou orientações para os servidores que atuam em áreas externas, como equipes de manutenção, zeladoria e fiscalização, recomendando pausas para hidratação, o uso de protetor solar e a adoção de roupas leves para minimizar os efeitos das altas temperaturas.
A administração municipal segue monitorando a situação climática e estudando novas medidas para minimizar os impactos do calor sobre os trabalhadores e a população.
Serviços de raspagem e varrição passaram a ser feitos no período noturno
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários