Prefeitura de Jundiaí e CDHU buscam soluções para reduzir o déficit habitacional da cidade
Publicada em 17/02/2025 às 18:14
Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o vice-prefeito, Ricardo Benassi, receberam o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, e o deputado estadual e presidente da Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa, Rafael Saraiva , para conhecer áreas destinadas à habitação social e viabilizar novos projetos que supram o déficit habitacional da cidade. Jundiaí não oferece programas habitacionais há mais de oito anos, e a atual gestão trabalha para mudar essa realidade.
“Nosso compromisso com a habitação é uma prioridade. Queremos oferecer condições dignas para melhorar a qualidade de vida das famílias. Por isso, estamos empenhados em agilizar os projetos na cidade e, principalmente, realocar famílias que moram em áreas de risco”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
Rafael Saraiva e Reinaldo Iapequino ao lado do prefeito Gustavo Martinelli e o Gestor Jeferson Coimbra
A primeira área visitada foi o Jardim São Camilo, no terreno conhecido como Campinho, próximo ao Sesi. O local havia sido destinado à construção de unidades habitacionais pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. No entanto, devido à precariedade da região, foi apresentado como uma opção para moradias viabilizadas pela CDHU, onde serão construídas 160 unidades.
Outro local analisado foi o Jardim Sorocabana, onde está previsto um projeto de 400 unidades habitacionais executadas pela CDHU. As matrículas dos terrenos foram retificadas, e a CDHU já vinha estudando a viabilidade deste empreendimento.
“Nosso objetivo é transformar áreas ocupadas por assentamentos precários ou outras formas de submoradias em locais habitáveis e com toda a infraestrutura necessária. Por isso, estamos fazendo visitas técnicas para conhecer as necessidades das comunidades e viabilizar projetos adequados, especialmente para os núcleos urbanos informais e áreas de risco”, enfatizou o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.
As Unidades de Gestão trabalharão em conjunto.
Técnicos também avaliaram áreas de risco.
O deputado estadual Rafael Saraiva reforçou o compromisso com a causa. “Viemos para Jundiaí justamente para conhecer e aprofundar os estudos nas áreas, a fim de oferecer à população condições dignas de moradia”.
O superintendente da Fumas, Jeferson Coimbra, destacou que: “a fundação está alinhada com as diretrizes da prefeitura para garantir que os projetos sejam viabilizados e que as famílias beneficiadas tenham acesso à moradia adequada”.
A visita técnica também contou com a participação dos gestores municipais Luciane Mosca (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcos Galdino (Serviços Públicos) e André Ferrazzo (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), que contribuíram com suas análises e conhecimento técnico para estruturar as próximas etapas dos projetos habitacionais da cidade.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Jundiaí
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários