Dengue: VISAM realiza nebulização no Novo Horizonte
Publicada em 13/02/2025 às 17:00
Dando andamento às ações contra a dengue no Jardim Novo Horizonte, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realizou nebulização com equipamento portátil nas casas, nesta quarta (12) e quinta-feira (13).
Visando eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto infectado com o vírus, foi aplicado inseticida nos quintais. Na última terça-feira (11), o bairro recebeu uma ação casa a casa. Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e técnicos da VISAM, além de verificarem possíveis criadouros do mosquito, orientaram os moradores e efetuaram a busca ativa de pessoas com sintomas da doença.
A medida elimina o Aedes adulto. É fundamental evitar os criadouros do mosquito
“A nebulização é um complemento da estratégia para a contenção dos casos, para o bloqueio. O bairro já soma 25 ocorrências. Se não houver a eliminação de objetos que possam virar criadouro do mosquito e o descarte correto de lixo, nenhuma ação será eficaz, porque novos mosquitos nascerão e poderão contaminar a população”, enfatiza a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.
Cenário
De acordo com o novo Boletim de Arboviroses, Jundiaí registra 132 casos de dengue. A cidade está com 222 exames no aguardo de resultado.
Juntamente com as ações para o combate e o enfrentamento da doença, a cidade segue disponibilizando a vacina contra dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos – público determinado pelo Ministério da Saúde. A aplicação da dose ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira. O horário deve ser consultado em cada equipamento de saúde. A lista com endereços está disponível no link: https://jundiai.sp.gov.br/saude/rede-de-atendimento/rede-completa-de-atendimento/
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários