Revitalização de parques amplia oferta de espaços de lazer e qualidade de vida
Publicada em 22/12/2024 às 08:00
Jundiaí é considerada a terceira melhor cidade para se viver, de acordo com o indicador IDGM da Macroplan Analytics, de 2024. O estudo destaca a cidade por seus altos índices de qualidade de vida, superando muitas metrópoles e consolidando-se como um dos melhores lugares para se viver no país. Além de infraestrutura, educação e saúde, quem mora em Jundiaí tem saneamento básico, proximidade com São Paulo e Campinas, amplo parque industrial com oferta de empregos, comércio forte e, tudo isso, com a Serra do Japi emoldurando a paisagem. Mas não é apenas o maciço verde que garante espaço para caminhadas e aproximação com a natureza. Ao longo da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, o número de parques e praças dobrou em toda a cidade, oferecendo espaço de qualidade, seguro para para a prática esportiva ou de lazer em família, perto de casa.
“Jundiaí é reconhecida como a terceira melhor cidade para se viver do País entre as 100 maiores, e isso não é por acaso. Ao longo da gestão, os projetos e programas da cidade foram direcionados para este caminho, com entregas para a promoção da saúde, geração de emprego, renda, segurança, educação, cuidado com a natureza, lazer e infraestrutura que permitem aos jundiaienses viver em uma cidade completa, que é boa para as crianças e para todos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Parque do Engordadouro recebeu melhorias na estrutura
O investimento mais recente na requalificação das áreas de parques gira em torno de R$ 5 milhões, com a revitalização dos parques Eloy Chaves e Jardim das Tulipas e o Corrupira. Marco da cidade, o Parque do Trabalhador, conhecido como Parque Corrupira, está em obras para revitalização de todo o espaço. A construção de quadra poliesportiva já foi iniciada. O local receberá um meliponário, para o desenvolvimento de projetos com as abelhas sem ferrão em parceria com a EMEB Maria Angélica Lourençon, além de brinquedos estruturantes e naturalizados.
Em detalhes
As obras para revitalização do Parque Botânico Prof. Aziz Ab’Saber, no Jardim das Tulipas contam com investimento de R$ 1,5 milhão, com a reforma do parque, novas pistas de caminhada, quadras poliesportivas, quiosques, construção de banheiros, troca de madeiras das pontes e desassoreamento dos lagos, além da instalação de 323 novas luminárias LED e toda a infraestrutura elétrica e parquinho para as crianças.
No Jardim Tulipas, investimentos foram realizados em para a revitalização dos espaços
Outro espaço que ganhou renovação foi o Parque do Engordadouro, que tem a obra de construção de banheiro em andamento. Já o Parque do Eloy Chaves teve a troca de iluminação, revitalização das pontes e deck além de outras adequações necessárias para oferecer o melhor à população que faz uso do espaço.
“Ao longo de oito anos, conseguimos dobrar a quantidade de parques e praças pet para a cidade. Com o cuidado de construir próximos a locais com grande concentração de pessoas. Isso é promover a qualidade de vida e promover a saúde, com oferta de espaços para que a população possa praticar atividades físicas e ter momentos de lazer. Esses detalhes de planejamento fazem parte de um conceito importante de mudança na perspectiva de uso dos espaços públicos a partir de uma cidade mais humana”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
De acordo com dados da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), responsável pelos espaços públicos, cerca de cerca de 5 mil pessoas circulam entre as 20 praças pet e os mais de 10 parques públicos da cidade diariamente. Localizado fora da região central, o Parque Urbano Espelho d´Água é um exemplo de revitalização de área que ganhou o pertencimento da população. “O projeto foi apresentado pelas crianças da EMEB Flórida Mestag e prontamente encampado pelo prefeito e equipe. Hoje contamos com mais uma ampla área de diversão para as famílias”, comenta o gestor da UGISP, Eduardo Valença.
Além destes, o Santa Gertrudes também recebeu a construção de praça pet e Parque Urbano para atender toda a população da região Sul.
Nova iluminação no Jardim Botânico proporcionam qualidade e segurança ao espaço
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários