368 anos: HSV recebe certificações de Rede Integrada e Centro de Trauma
Publicada em 12/12/2024 às 17:49
Nesta quinta-feira (12), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) celebrou a conquista de duas certificações de grande relevância para a saúde: a Rede Integrada HSV–PMJ e o reconhecimento como Centro do Trauma. O evento foi realizado como parte da programação em comemoração ao aniversário de 368 anos da cidade e contou com a participação de colaboradores do Hospital e da Prefeitura de Jundiaí, bem como de autoridades e convidados.
Na área da saúde, o conceito de Rede Integrada refere-se a um sistema organizado de unidades e serviços que trabalham de forma coordenada e colaborativa para oferecer atendimento de qualidade e centrado no paciente. Nesta jornada, o processo envolveu o HSV – acompanhado de suas unidades de Pronto Atendimento, Ambulatórios e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – e seis equipamentos da Atenção Básica: Clínica da Família I Novo Horizonte, Clínica da Família II Novo Horizonte, Nova UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Jardim do Lago, UBS Caxambu e UBS Esplanada. Ao final, a Rede Integrada HSV–PMJ foi certificada em níveis diferentes, sendo os Ambulatórios, PAs e UBSs Acreditados Nível 01 e o Hospital São Vicente e o SAMU Acreditados Nível 02.
“Saúde de qualidade e com serviço de excelência são as metas da gestão. Desde 2017, são planejados investimentos, com foco no Hospital São Vicente, referência em alta complexidade na Região, e também em Ambulatórios, Pronto Atendimentos e equipamentos da Atenção Básica. Hoje, o HSV recebe duas certificações que atestam a qualidade no atendimento prestado, incluindo a integração com os serviços de Saúde da Prefeitura de Jundiaí. São reconhecimentos de instituições nacionais de referência que colocam a cidade em destaque a partir do serviço público de um hospital centenário”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Gestor de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi enalteceu o trabalho desenvolvido pela rede de Saúde e HSV
“A conquista dessas certificações é um marco histórico para o Hospital São Vicente de Paulo e para a saúde de Jundiaí. A Rede Integrada HSV–PMJ destaca-se por ser a primeira no Brasil a receber uma certificação que autoriza o controle estratégico entre todas as etapas do atendimento hospitalar. Essa conquista é um reconhecimento do esforço conjunto de toda a equipe e reflete nosso compromisso com a excelência. Com esse modelo, exercemos atuação de forma coordenada, promovendo uma colaboração interdisciplinar que eleva a qualidade e a eficiência no cuidado ao paciente. Isso reforça o papel do HSV como referência em saúde, sempre buscando inovação e melhoria contínua em benefício da nossa comunidade”, ressaltou o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
“Nos unimos em prol do cidadão e isso fez toda a diferença na saúde pública de Jundiaí. As certificações que recebemos hoje são motivos de grande felicidade e orgulho. Agradeço a todos que fazem parte dessa rede, pela dedicação, e ao Matheus e ao Hospital, pela confiança e parceria junto à gestão municipal. Parabéns a todos e parabéns, Jundiaí”, afirmou a gestora-adjunta de Promoção da Saúde (UGPS), Drª Dayane Martins.
Certificações foram entregues aos responsáveis pelas unidades que fazem parte da rede PMJ-HSV e Centro de Trauma
“É um prazer estar aqui para falar de algo inédito no sistema de saúde brasileiro: a integração de redes realizada em Jundiaí. Sempre me pergunto por que o sistema de saúde enfrenta tanta dificuldade com isso. Aqui, vocês mostraram que é possível e fizeram isso de maneira rápida e eficiente. O diferencial foi trabalhar na base e na estrutura: a gestão da qualidade. Vocês uniram Hospital, seis unidades básicas, quatro PAs e a Rede de Trauma, algo que, em 36 anos de SUS, não vimos em nenhuma outra parte do Brasil. Essa integração trouxe dois princípios fundamentais: a satisfação do usuário e a melhoria da saúde da população”, explicou Mara Machado, diretora executiva do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). “O trabalho de vocês vai além de Jundiaí, pois demonstra para o SUS que essa integração não é só possível, mas realizável. Vocês mostraram que, com um time comprometido, é possível transformar a realidade do sistema de saúde. O IQG sente grande orgulho em participar disso, e espero contar o case de Jundiaí como exemplo de que é viável construir um SUS mais integrado”, concluiu Mara.
Superintendente do HSV Matheus Gomes reforça a importância das certificações para o hospital
Além disso, o reconhecimento como Centro do Trauma reforça o compromisso do HSV com a excelência no atendimento a casos de urgência e emergência, consolidando o Hospital como referência em situações de alta complexidade. A Instituição conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de pacientes politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). A Acreditação segue o contínuo cuidado por meio da fase pré-hospitalar, Unidade de Emergência e intervenções cirúrgicas necessárias para controle de danos e o acompanhamento de reabilitação. Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de Saúde Jundiaí é a primeira no Brasil a ser certificada, tendo o controle estratégico entre todas as etapas e podendo coordenar de forma sistemática e com colaboração interdisciplinar, os cuidados abrangentes a pacientes politraumatizados.
“Com pequenas, mas assertivas ações, estamos transformando a saúde pública de Jundiaí em um exemplo para o Brasil. Há um ano, conversávamos sobre como integrar nossa rede e promover a saúde de qualidade que acreditamos. Hoje, vemos esses ideais se concretizando. O HSV é um presente para a cidade. Ele não só é referência em saúde, mas também um símbolo do que o SUS pode e está fazendo no Brasil. Mostramos que, com planejamento, os recursos retornam ao cidadão de forma inteligente, com melhor atendimento, maior capacidade de oferta de serviços e avanços concretos, como os 48% de cobertura na Atenção Básica. Ainda há muito a ser feito, mas seguimos comprometidos com o que realmente importa: beneficiar o cidadão, aquele que paga impostos e confia no sistema. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho e pelos resultados alcançados”, afirmou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“O Hospital São Vicente é incansável em sua busca contínua pela melhoria de processos que assegurem, acima de tudo, a segurança e o bem-estar do paciente. Estas duas conquistas são prova de nosso compromisso em alcançar resultados excepcionais, tanto no campo assistencial quanto no desempenho geral. Elas reforçam à comunidade que a qualidade dos cuidados oferecidos é administrada de maneira eficiente e focada em atender às necessidades únicas e especializadas de cada indivíduo. Tudo isso reflete o nosso propósito maior, expresso em nosso lema que é o paciente no centro de todo o cuidado”, concluiu o superintendente.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários