Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
Publicada em 17/12/2024 às 08:00
A cidade de Jundiaí vive um momento histórico com a aprovação da Lei Municipal nº 10.225/25, que oficializa o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). Esse novo plano estratégico, fundamentado em pilares como sustentabilidade, inovação e internacionalização, promete transformar a economia local e garantir um futuro próspero e sustentável para a cidade e seus cidadãos. Todo esse trabalho é organizado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
CONHEÇA AS AÇÕES DA UGDECT
O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da iniciativa, destacando o impacto positivo que a política microeconômica pode ter no desenvolvimento de Jundiaí. “A política microeconômica nos municípios é tão importante quanto a macroeconômica do governo federal. Em Jundiaí, temos um plano bem fundamentado para garantir prosperidade às famílias e crescimento sustentável”, afirmou o prefeito.
O PDEII surge como resultado de um processo colaborativo e técnico, que envolveu mais de 2 mil pessoas entre empresários, profissionais e estudantes. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou o caráter científico e participativo do plano: “O PDEII é fruto de análises científicas e da colaboração de diversas partes da sociedade. Já estamos observando mudanças significativas no ambiente de negócios, e a cidade está se preparando para o futuro”, afirmou.
PDEII
O PDEII surge como resultado de um processo colaborativo e técnico, que envolveu mais de 2 mil pessoas entre empresários, profissionais e estudantes
O plano se estrutura em três agendas estratégicas principais:
Valorização do Comércio e Empreendedorismo Local: Foco no fortalecimento das microempresas e pequenas empresas da cidade, garantindo suporte para o crescimento local.
Desenvolvimento Sustentável da Indústria: Modernização do setor industrial com ênfase na sustentabilidade e na adoção de novas tecnologias.
Projeção Nacional e Internacional de Jundiaí: Expansão das fronteiras de Jundiaí, promovendo a cidade como um polo econômico global.
Com 23 diretrizes, 35 objetivos específicos e 52 ações, o PDEII já começou a ser implementado, e algumas de suas iniciativas já são destaque. Entre as principais ações, estão:
Ampliação da rede lógica: Investimentos em conectividade para otimizar a competitividade das empresas e promover a sustentabilidade no uso de dados.
Garantia de segurança hídrica e energética: Estratégias para assegurar recursos essenciais de forma eficiente e sustentável, mitigando os impactos das mudanças climáticas.
Modernização do Espaço Jundiaí Empreendedora: Ampliação dos serviços voltados para os empreendedores, criando novas oportunidades de crescimento e inovação.
Promoção da cultura empreendedora: Realização de eventos como a Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) e a Feira das Profissões e Tecnologia, estimulando o networking e o desenvolvimento de novos negócios.
Requalificação e atratividade de investimentos
O PDEII também está comprometido com a requalificação dos distritos industriais, modernizando a infraestrutura para atrair novos investimentos e promover um ambiente mais competitivo. A cidade ainda aposta na qualificação do capital humano, preparando a população para as demandas de um mercado globalizado e cada vez mais tecnológico.
Wagner Soares, gestor adjunto de Empreendedorismo e coordenador técnico do plano, reforçou a visão estratégica do plano: “Abordar questões econômicas de forma técnica e estratégica é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico e social. O PDEII é um diferencial, algo que poucas cidades brasileiras possuem com a mesma magnitude e cuidado com a economia local”.
O plano está alinhado às principais vocações econômicas de Jundiaí, como o fortalecimento dos pequenos negócios, o setor de tecnologia, o turismo, a saúde e a indústria de alimentos e bebidas. “Com uma execução eficiente e metas claras, o plano não só impulsiona a economia local, mas também fortalece o compromisso de Jundiaí com a sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos”, concluiu Wagner.
A cidade ainda aposta na qualificação do capital humano, preparando a população para as demandas de um mercado globalizado e cada vez mais tecnológico
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários