Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
Publicada em 17/12/2024 às 14:00
O programa Família Acolhedora, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com a Casa Transitória, completa 15 anos em 2024 com 117 crianças acolhidas. O projeto consiste na busca por famílias interessadas em acolher provisoriamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Acolhimento familiar é uma prática transformadora, que oferece inúmeros benefícios para crianças e adolescentes, com a convivência em um ambiente familiar saudável, o sentimento de segurança e o fortalecimento de vínculos afetivos essenciais para seu desenvolvimento socioemocional. Em Jundiaí, conhecida como a Cidade das Crianças, trabalhamos para priorizar políticas intersetoriais focadas na infância, buscando reduzir as desigualdades sociais e promover um futuro mais inclusivo e justo para todos”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, o programa conta com 12 famílias inscritas. Dessas, 4 estão acolhendo 6 crianças. O afastamento da família de origem tem como causas negligências, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono. O acolhimento é dado até que a criança ou o jovem possa retornar.
O casal Tatiane dos Santos Catharin e Anderson Rodrigo Catharin já acolheu quatro crianças desde 2010, quando conheceram o programa. “Acredito que vamos proporcionar à criança tudo o que ela precisa, que é apoio, amor e carinho. E esses momentos vão impactar muito na vida dela”. Durante um dos processos de acolhimento, o casal teve uma filha. Eles seguem inscritos no programa para acolher mais crianças em um futuro próximo.
“Um dos objetivos do Família Acolhedora é estabelecer vínculos saudáveis por meio de um modelo positivo, proporcionando às crianças e adolescentes novas possibilidades de construir referências que serão fundamentais para seu desenvolvimento e para um futuro mais promissor”, explica a gestora da UGADS, Maria Brant.
A coordenadora do serviço de Família Acolhedora, Cristiane Rodrigues, ressalta a importância do programa de acolhimento. “Ele oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar o cuidado e a proteção em um ambiente familiar, promovendo vínculos afetivos e fortalecendo a base emocional da criança”.
“Estamos oferecendo o que essas crianças não tiveram até hoje. É uma semente que estamos plantando para o futuro delas. Entramos no projeto porque um dos nossos desejos é adotar e está sendo enriquecedor”, disseram o casal Marcelle Cruz e Fábio Cícero Ribeiro. Eles acolhem duas crianças, uma de dois e uma de cinco anos, além dos dois filhos que eles já têm.
Para dúvidas sobre a inscrição no programa, as famílias podem entrar em contato com a Casa Transitória pelo telefone (11) 4586-7940 ou pelo e-mail coordenacao@familiaacolhedoract.org.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários