Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
Publicada em 22/12/2024 às 08:00
Considerada um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica no interior do Estado, a Serra do Japi será beneficiada com a implantação de sistema de monitoramento contra incêndios via câmeras com Inteligência Artificial (IA). Esta inovação será possível graças a uma cooperação conjunta entre Prefeitura de Jundiaí, Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Consórcio PCJ, Coca-Cola Femsa Brasil, Coca-Cola Brasil e a climatech umgrauemeio.
A articulação para a realização do projeto começou há três anos, a partir da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O sistema – denominado Pantera – permite a vigilância 24h por dia da área da Serra do Japi, por meio de câmeras de monitoramento, que detectam e identificam focos de incêndio em segundos, o que facilita o trabalho dos combatentes na resposta mais célere contra o fogo.
“As mudanças climáticas e os eventos extremos são situações que as gestões municipais precisam estar atentas e preparadas para enfrentar. A tecnologia de câmera com IA é uma realidade e Jundiaí passa a contar com esse reforço na proteção da Serra do Japi, maior riqueza ambiental da cidade e da região”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A parceria não terá custo ao município, já que faz parte das ações do “Projeto Olhos da Serra”, idealizado e coordenado pelo Consórcio PCJ, com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e da Coca-Cola Brasil, possibilitando a contratação os serviços da empresa umgrauemeio, pioneira e referência em tecnologia com uso de IA para prevenção e identificação de incêndios florestais e agrícolas.
A gerente técnica do Consórcio PCJ e uma das coordenadoras do projeto, Andréa Borges, comenta sobre os ganhos gerados com a iniciativa para a população local e para a conservação da Serra do Japi. “O combate à incêndios sempre foi um dos pontos de maior atenção para a Serra do Japi devido ao histórico de ocorrências. Desde que o Projeto Olhos da Serra foi iniciado, reduzimos essas ocorrências em 26%, com investimentos em câmeras de monitoramento, usos de novas tecnologias, formação de brigadistas e campanhas de sensibilização com a comunidade do entorno da área, melhorando a qualidade de vida de quem mora na região”.
Serra do Japi é um dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo
A área afetada com incêndios na Serra do Japi em 2021, somava 1.415.080 m², antes da realização do projeto. Após o início das ações planejadas pelo Consórcio PCJ, levando em consideração os anos de 2022 a 2024, esse número caiu para 1.040.483 m² (dados até novembro de 2024), o que representa os 26% de redução de queimadas na Serra, ou seja, uma área de 42 campos de futebol deixou de ser queimada, após o início do Projeto Olhos da Serra, contribuindo para maior preservação do local.
“Temos proporcionado recursos para ações voltadas à preservação da biodiversidade e da riqueza hídrica da Serra do Japi, de forma a apoiar a disponibilidade de água para as populações de Jundiaí e cidades vizinhas. A tecnologia da Inteligência Artificial para gestão de incêndios florestais agrega uma poderosa ferramenta aos nossos esforços e aos de todos os parceiros envolvidos na iniciativa”, afirma Aricely Lamontanha, gerente de ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“A proposta de instalação de uma câmera de alta resolução em um ponto alto da Serra do Japi, acompanhada de um sistema de inteligência artificial, que fará a leitura das imagens e o apontamento geolocalizado torna mais ágil e eficiente a identificação dos focos de incêndio. O sistema tem a possibilidade de gerar relatórios incluindo quantidade de área queimada e número de focos observados”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho.
A tecnologia agregará ainda mais eficiência na prestação de serviços à comunidade. De acordo com o comandante da GM de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, o destacamento responsável pela proteção à Serra ganhará em rapidez no combate. “Hoje, nossa equipe tem o conhecimento da Serra, mas para conseguir localizar um ponto de incêndio, ainda em estágio inicial, quando é mais fácil seu combate, somente com o uso da tecnologia”, explica.
Para o fundador e CEO da umgrauemeio, que é de Jundiaí, Rogerio Cavalcante, o projeto materializa alguns anos de trabalho e a vontade em poder contribuir com o patrimônio natural da cidade, que é a Serra do Japi. “Nosso propósito é reduzir os danos causados por incêndios florestais. Temos tecnologia para isso, já monitoramos 17,5 milhões de hectares em todo Brasil, 10 deles em áreas nativas e florestas e, agora, também a nossa Serra do Japi, que é um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo”, comemora.
Projeto foi desenvolvido com parcerias de diversas unidades de gestão e iniciativa privada
A solução de gestão integrada e análise de risco da umgrauemeio, atua de ponta a ponta, utilizando a velocidade na detecção e a capacidade da IA como diferenciais. Julia Castro, bióloga, jundiaiense, com mestrado em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável é analista de inovabilidade na umgrauemeio e acompanhou todo o processo junto ao Consórcio. “Durante todo o período até a conclusão do projeto, os detalhes foram acompanhados de perto”, acrescenta.
“Agradecemos pela importante parceria sustentável para proporcionar inovação e tecnologia como forma de proteção da biodiversidade da nossa Serra. Estamos imensamente felizes em integrar todos os principais atores garantindo a governança deste importante projeto de impacto ambiental”, afirma a diretora de Parcerias Estratégicas e da Rede Jundiaí de Cooperação, Daniele Ruiz.
A formalização da parceria para o cuidado e proteção à Serra do Japi fortalece a preservação da biodiversidade e da qualidade de vida, de acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi. “Os extremos climáticos são cada vez mais recorrentes e, por isso, as cidades precisam estar preparadas para, não só enfrentar, como evitar os impactos. O uso da tecnologia para o monitoramento, centralizado na central da Guarda Municipal, fortalece a proteção da maior riqueza natural da cidade”, reforça o gestor.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários