Em oito anos, políticas de direitos humanos garantiram o desenvolvimento das pessoas
Publicada em 10/12/2024 às 14:58
Nesta terça-feira (10), é celebrado o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948, a data é referenciada como o Dia Internacional dos Direitos Humanos e tem como objetivo dar visibilidade ao tema. Em Jundiaí, o tema é tratado pela Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, que está vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que ao longo dos anos produziu uma série de iniciativas que auxiliaram no desenvolvimento das pessoas.
A principal ação foi a criação do Plano Municipal de Direitos Humanos. Baseado em cinco eixos norteadores, o documento parametriza e amplia as ações temáticas específicas de valorização e dignidade da pessoa humana na cidade.
Além dele, a Assessoria auxiliou no desenvolvimento de outros três planos: o de Políticas Públicas Familiares, que visa melhorar a sociedade e atender as necessidades do cidadão em seus direitos e acessos; o de Política sobre Drogas, que tem como missão a promoção da prevenção e do cuidado para reduzir os impactos sociais e de saúde de usuários de drogas ilícitas, álcool, tabaco, entre outros; e o de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, que também trabalha com os cuidados preventivos e de valorização da vida.
Cerimônia de entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos reuniu vários empresários
“A celebração dessa data é feita com a consciência de que, ao longo desses oito anos, o Poder Público realizou ações significantes, que promoveram os direitos humanos e ajudaram no desenvolvimento da cidade e das pessoas. As ações devem ser contínuas e visando o longo prazo, de acordo com o contexto de cada época e com a participação de toda a sociedade”, avalia o Assessor Paulo Fernando de Almeida.
E mais
Além dos planos, outras ações temáticas foram fomentadas por meio de selos de reconhecimentos de boas práticas. Um deles é o Selo Municipal Direitos Humanos, que busca identificar iniciativas, integrar a sociedade, promover a educação e reconhecer publicamente as ações desenvolvidas pela sociedade.
Neste ano, também foi lançado o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos, que visa reconhecer o trabalho de empresas e estimular as ações relacionadas à valorização dos direitos humanos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários