Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
Publicada em 07/12/2024 às 08:00
Um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGSP), em encontro realizado nesta semana. Para não repetir o cenário deste ano, o Município reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença.
Conforme o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.
“Durante a pior fase, tanto os equipamentos de saúde da Atenção Básica como os da Urgência e Emergência, diariamente, acolheram um elevado número de pessoas e muitas com o quadro agravado. Para 2025, as perspectivas não são positivas, sendo fundamental nos prepararmos para garantir assistência completa e em tempo oportuno”, enfatizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Maria do Carmo Possidente.
Ana Lúcia destacou a situação epidemiológica e alertou a necessidade de mobilização
A preocupação com uma nova epidemia se justifica por conta da quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite as arboviroses zika e chikungunya, ainda encontrada nos imóveis.
“Seguimos com as ações rotineiras reforçadas e, em todas as visitas, localizamos recipientes com água parada dentro das residências. O prato de vaso continua sendo o principal criadouro. Não podemos esquecer que as oscilações climáticas favorecem o ciclo do Aedes e o vírus está em circulação. Além de preparar a rede, continuaremos atuando junto à população para cada um fazer a sua parte. Se não houver mobilização, a situação nos próximos meses será semelhante ao que enfrentamos neste ano”, ressaltou a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
Vacinação
Outro ponto abordado como prioridade foi a ampliação da cobertura vacinal contra a dengue. Desde junho, o imunizante está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até o momento, foram aplicadas na cidade apenas 2.493 primeiras doses da vacina (9,76% de cobertura) e 842 segundas doses (3,30%). A população estimada é de 25.548 pessoas.
“A vacina visa reduzir as complicações da doença, que levam à hospitalização e ao óbito. O Ministério da Saúde determinou essa faixa etária, porque é o grupo que apresentou o maior número de internações”, acrescentou Maria do Carmo.
O imunizante é aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira. O horário deve ser consultado em cada equipamento de saúde. CONFIRA OS ENDEREÇOS
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Além de estar acompanhado de um responsável, as crianças e/ou adolescentes devem apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identidade com CPF, e não ter sido diagnosticado com dengue nos últimos seis meses.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários