Paralisia Infantil: com apenas 20% da meta alcançada, Jundiaí reforça a importância da vacinação
Publicada em 19/06/2024 às 13:54
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, continua até o final do mês e Jundiaí reforça a importância da vacinação para deixar o País livre da doença, que pode provocar paralisia irreversível. Na cidade, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família estão fazendo a verificação das carteirinhas dos menores de cinco anos, além de aplicar, na população de 1 a 4 anos, a dose adicional da vacina Pólio oral, a gotinha.
“É fundamental que as crianças menores de cinco anos estejam imunizadas e aquelas que se enquadram na faixa etária para tomar a gotinha adicional, recebam. A Poliomielite está erradicada no Brasil, mas no Afeganistão e no Paquistão foram registrados casos neste ano. O risco de voltarmos a ter a doença, a qual é prevenível com a vacina, é grande. O esforço precisa ser coletivo em prol das nossas crianças”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.
Jundiaí adotou diversas estratégias para alavancar a campanha e aplicar a gotinha adicional
Em Jundiaí, até o momento, 5.192 doses da gotinha foram aplicadas, representando cobertura vacinal de 25%. A meta é atingir 95% das 20.575 das crianças de 1 a 4 anos estimadas.
Reforço
Desde o início da campanha, em 27 de maio, também está ocorrendo vacinação em escolas municipais (EMEBs) de Educação Infantil, mediante documentação assinada pelos pais e/ou responsáveis para as crianças poderem receber a gotinha.
“Adotamos várias estratégias. Novamente, firmamos essa parceria importante com a Unidade de Gestão de Educação para alavancar a campanha”, acrescenta Vivian.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, devido à queda sucessiva na cobertura vacinal a partir de 2015.
CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários