Programação de férias invade o Centro das Artes com espetáculos gratuitos
Publicada em 15/01/2024 às 08:09
Reaberto durante as comemorações dos 367 anos de Jundiaí, o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitações do público para conferir as suas novas instalações. E para o mês de Janeiro, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma programação especial de férias, com os corpos artísticos municipais. “Sem contar o destaque das atrações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A programação começa com as apresentações – no sábado (20) e domingo (21), sempre às 16h – de “R.I.P. – Uma história de amor”, o mais novo espetáculo lançado pela Cia. de Teatro de Jundiaí, inclusive para a reabertura do equipamento cultural. Ambas as sessões serão realizadas na Sala Glória Rocha de espetáculos.
Com classificação livre, “R.I.P.” conta as tentativas de Mário em declarar seu amor e propor casamento a Maria, sob as bênçãos de sua mãe no cemitério de um vilarejo qualquer, no dia em que os familiares vão homenagear seus antepassados. A cada tentativa de aproximação, Mário deve enfrentar seu rival Enrico, o Talarico, que também busca cativar o amor de Maria, utilizando-se de inúmeras artimanhas. Maria terá então que decidir se aceita o amor de uma alma gêmea ou de uma alma penada. Quem será que leva a melhor?
Estreia de “R.I.P.” foi realizada no último mês de dezembro, durante a programação de reabertura do Centro das Artes
Já na sexta-feira (26), às 20h, também na Sala Glória Rocha, é a vez da apresentação de “Poesia em Canto”, com o Coral Municipal de Jundiaí (adulto). Com harmonias envolventes e a fusão entre a linguagem poética e a beleza sonora, o espetáculo é um mergulho nas profundezas da poesia, dando vida às palavras por meio da música. Cada nota é uma expressão poética, cada harmonia é uma manifestação de sentimentos.
E no sábado (27) e domingo (28), às 16h, a Cia. Jovem de Dança apresenta na Sala Glória Rocha seu espetáculo “Instagrimm”. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais, sobre um panorama dos diversos estilos de dança. Por meio do diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – o espetáculo propõe ao público revisitar a sua infância e imaginar como seria nosso relacionamento com os personagens se esses pudessem ser seguidos nas redes sociais.
“Instagrimm” propõe aos espectadores a seguinte pergunta: como seria nosso relacionamento com os personagens de contos infantis se eles tivessem redes sociais?
Os ingressos gratuitos para os cinco espetáculos serão disponibilizados gratuitamente – tanto na bilheteria do Centro das Artes quanto pela plataforma Sympla – a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
A programação completa do Centro das Artes pode ser conferida na Agenda Cultural.
Mais Centro das Artes
O Centro das Artes fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. Além das atrações, o visitante também pode conferir no local a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta nesta estreia com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações.
O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro.
Mostra Coletiva de abertura da Galeria de Exposições pode ser visitada até o dia 10 de março
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários