Em ação contra dengue, caminhões recolhem inservíveis no Ivoturucaia nesta quarta-feira
Publicada em 09/01/2024 às 12:41
Jundiaí realiza nesta quarta-feira (10) ação extra para recolhimento de inservíveis no bairro Ivoturucaia. A ação integra a mobilização realizada pelo Município para combate e enfrentamento das arboviroses, principalmente a dengue, com risco de epidemia na cidade. Os caminhões da Limpeza Pública passarão pelas ruas a partir das 9h. A orientação é que a população deixe os materiais descartados nas calçadas para que possam ser recolhidos.
“O bairro continua com transmissão de dengue e precisamos bloquear os casos. Na última semana, durante ação casa a casa, verificamos grande quantidade de materiais que podem acumular água descartados nos quintais. Somente a ação conjunta entre Poder Público e população pode ajudar no combate à dengue”, ressalta a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
A ação extra visa deixar o bairro sem focos. Na última semana, imóveis foram vistoriados
O diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, informa que itens como sofás velhos, latas, baldes podem ser descartados. Só não serão recolhidos entulhos. “O bairro tem a coleta regular de lixo domiciliar, reciclável e cata-treco, mas teremos essa ação extra, sendo mais uma oportunidade para que as pessoas façam a limpeza de seus quintais e do interior de suas casas. Não podemos deixar o mosquito nascer. A dengue pode matar”, acrescenta.
Vistoria
A força-tarefa no Ivoturucaia é a primeira realizada pela Prefeitura em 2024. Nos dias 4 e 5 deste mês, 906 imóveis foram visitados. A VISAM também orientou comerciantes e fez a distribuição de material informativo. Do total de casas, 358 deixaram de ser acessados porque estavam fechados e em 39 houve a recusa de moradores às equipes que visam conscientizar e eliminar os focos do mosquito.
Em todo o País, o cenário é preocupante, com aumento de casos. Além dos fatores climáticos – chuvas e altas temperaturas -, está em circulação os sorotipos 3 e 4 da dengue, não prevalentes há muitos anos, que aumentam o risco de agravamento da doença e de mortes.
O Município, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – faz o monitoramento diário da situação para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários